Fale com a gente

Geral Bolha de ar seco

Gangorra térmica entra na fase quente e temperatura pode ficar perto de 40ºC no Sul

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

No amanhecer de terça-feira (08), a temperatura no Rio Grande do Sul baixou de 5°C e em Santa Catarina o frio foi ainda mais intenso, com formação de geada nos pontos de maior altitude. Na quarta-feira (09), o frio perdeu um pouco de intensidade e o dia começou com marcas ao redor de 5°C na serra catarinense, e, dos 9°C nos Campos de Cima da Serra, no estado gaúcho.

Nos próximos dias, um sistema de alta pressão atmosférica com centro de 1018 hPa no Atlântico Sul, na altura do Rio da Prata, define as condições do tempo para os próximos dias em grande parte do Sul do país, Argentina e Uruguai. Por que falar disso? Porque essa “bolha de ar seco”, que é o sistema de alta pressão, irá garantir uma sequência de dias com sol bloqueando a chegada da umidade mais abrangente que poderia trazer nuvens ou mesmo chuva mais ampla.

O tempo firme por vários dias seguidos, nesta fase do verão, irá propiciar o aquecimento que terá início no Centro/Norte da Argentina, Sul do Paraguai e Oeste do Rio Grande do Sul. Ontem o dia teve marcas ao redor de 35°C durante a tarde. Hoje (10) a área de temperatura mais alta se expande até a Região Metropolitana gaúcha com marcas acima de 30°C em muitos municípios. Em uma área mais ampla do Estado, as marcas podem ser superiores a 35°C na Metade Oeste, com picos de 36 a 38°C em alguns pontos.

No sábado, a aproximação de uma nova frente fria provoca o aumento de nuvens e pancadas de chuva. O abafamento segue, porém a temperatura tende a subir um pouco menos que os dias anteriores. De uma forma geral, a máxima ficará mais alta em cidades da Metade Norte e Noroeste com projeção de 35°C. Nas áreas de fronteira com o Uruguai as nuvens estarão presentes desde cedo com previsão de pancadas de chuva e, consequentemente, menor elevação térmica.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a tarde desta quarta-feira ainda seguirá amena por influência do sistema de alta pressão a sudeste do Estado no mar. O sol aparece entre poucas nuvens e a temperatura máxima oscilará ao redor de 28°C. Na quinta-feira, 10, o dia começa com 18°C e a máxima poderá alcançar os 34°C no Vale do Sinos com máxima de 31°C na Capital. A sexta-feira será de sol e variação de nuvens, o tempo fica abafado com temperatura variando entre 21 e 35°C. Já no sábado, a madrugada fica mais abafada, com 23°C, antes de uma tarde que poderá ter 34°C nos vales.

 

Com Metsul

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente