Fale com a gente

Elio Migliorança

Entre aspas

Publicado

em

As aspas ou vírgulas dobradas são sinais de pontuação usadas para realçar certa parte de um texto. No meu caso o texto a seguir será colocado na íntegra entre aspas. Não confundir este entre aspas com a famosa banda portuguesa Entre Aspas, que na década de 1990 alcançou fama na música moderna portuguesa com um estilo pop rock.

Neste último artigo de 2016 o objetivo é agradecer a todos que leram, apoiaram ou questionaram os temas abordados, enriquecendo o debate com seu ponto de vista, artigos que após sua publicação são veiculados na Rádio Santa Rosa FM, nas redes sociais e enviados via e-mail para mais de 400 leitores espalhados pelo Brasil.

A diversidade dos temas abordados se deve aos inúmeros fatos que foram notícia neste ano e aos problemas enfrentados pelo povo brasileiro. O avanço das investigações da Operação Lava Jato e outras em andamento revelaram criminosos esquemas de corrupção montados por sucessivos governos e que nos deixaram abismados ao descobrirmos que somos vítimas de quadrilhas instaladas no poder, que assaltaram os cofres públicos roubando bilhões de reais dos impostos que pagamos.

A presidente da República foi cassada, o atual presidente caminha na mesma direção e finalmente a Lava Jato está chegando ao coração da corrupção que está no Congresso Nacional.

Também foram desvendados esquemas criminosos nos municípios. Em Foz do Iguaçu 80% da Câmara de Vereadores está na cadeia, o prefeito está em prisão domiciliar e o prefeito eleito não vai assumir. Fatos semelhantes ocorrem em centenas de outros municípios brasileiros. Isso mostra que a corrupção contaminou a administração pública em todos os níveis.

Descobrimos salários escandalosos nas três esferas do poder e o brilhante trabalho feito pelo juiz Sérgio Moro está sendo seguido por outros magistrados e assim, a cada dia, novos criminosos são encarcerados.

É importante destacar o papel da imprensa neste processo todo. A independência com que muitos órgãos de imprensa atuam abriu espaço para manifestações diversas que contribuem para o desenvolvimento do espírito crítico da população. As redes sociais também merecem destaque por ser um meio de comunicação instantâneo e sem a tutela governamental, tornando-se instrumento de pressão sobre os poderes constituídos para que cumpram o seu dever.

De minha parte envio milhares de abrações e agradecimentos a todos que nos incentivaram, apoiaram e contribuíram com suas preciosas opiniões para enriquecer os temas abordados. Quando este artigo vai para as redes sociais registra milhares de acessos e de opiniões que enriquecem o debate e o conhecimento.

A direção deste jornal sempre respeitou a opinião manifestada e jamais interferiu na redação do mesmo. Meu reconhecimento e agradecimento a esta parceria construída ao longo dos últimos 20 anos. Se não conseguimos mudar o rumo dos acontecimentos, mas o fato de podermos debater tais temas e interagir semanalmente ajudou a desenvolver nosso espírito crítico e a construir cidadania.

Juntos somos mais fortes. Portanto, a todos que neste ano leram ou opinaram sobre os temas abordados um forte abraço, um Natal cheio de paz, alegria e fraternidade e que Deus abençoe todos os projetos que temos para 2017, transformando-os em realizações. E tenhamos esperança de que podemos construir um futuro melhor para todos.

 

miglioranza@opcaonet.com.br

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente