Fale com a gente

Geral

“2010 é um ano promissor”, acredita prefeito de Guaíra

Publicado

em

Prefeito de Guaíra, Manoel Kuba: Estaremos fazendo algumas mudanças este ano em razão da própria aptidão e qualificação nos cargos para os quais os profissionais foram nomeados (Foto: Arquivo/OP)

O ano de 2009 foi de ajustes na Prefeitura de Gua iacute;ra e adapta ccedil; otilde;es agrave; nova realidade econ ocirc;mica, com a queda de arrecada ccedil; atilde;o que tamb eacute;m atingiu diversos outros munic iacute;pios. Para o prefeito Manoel Kuba, o ano que passou n atilde;o deve deixar saudade. Por eacute;m, a expectativa para 2010 eacute; animadora, com o planejamento elaborado. Em entrevista agrave; reportagem do Jornal O Presente, ontem (13), o mandat aacute;rio disse quais s atilde;o as prioridades para este ano, revelou que mudan ccedil;as no primeiro e segundo escal otilde;es da prefeitura ser atilde;o feitas, comentou sobre as dificuldades de iniciar 2010 sem o or ccedil;amento do munic iacute;pio aprovado e enfatizou quais candidatos ter atilde;o seu apoio na elei ccedil; atilde;o de outubro, dentre outros. Confira.

Avalia ccedil; atilde;o de 2009
Para o prefeito de Gua iacute;ra, no ano que passou houve muitas dificuldades e ajustes, inclusive com o planejamento financeiro para equil iacute;brio da receita e despesa em raz atilde;o da crise financeira. Al eacute;m disso, segundo ele, foi necess aacute;rio legalizar diversas situa ccedil; otilde;es e muitas licita ccedil; otilde;es precisaram ser feitas. ldquo;Tivemos um per iacute;odo inicial conturbado. V aacute;rias empresas participaram de licita ccedil; otilde;es, at eacute; com mandado de seguran ccedil;a. Isso fez com que demorasse e at eacute; atropelasse a pr oacute;pria administra ccedil; atilde;o. Entendemos que o nosso governo, no primeiro ano, n atilde;o foi a contento. Tivemos que fazer reformas em um parque de m aacute;quinas danificado, por isso havia necessidade das licita ccedil; otilde;es. Com isso, priorizamos o atendimento na aacute;rea da sa uacute;de e educa ccedil; atilde;o e estamos nos organizando para que em 2010 possamos enfim dar in iacute;cio agrave;s obras e ao atendimento agrave; popula ccedil; atilde;o. Todos os contratos existentes que entend iacute;amos que eram priorit aacute;rios e fundamentais para atendimento das a ccedil; otilde;es p uacute;blicas agrave; coletividade tivemos que inici aacute;-los com licita ccedil; otilde;es, inclusive havendo necessidade de fazer alguns processos emergenciais. Isso nos trouxe dificuldade em nossas a ccedil; otilde;es. O obst aacute;culo maior foram as impugna ccedil; otilde;es das empresas participantes dos processos licitat oacute;rios. Houve um atraso nas homologa ccedil; otilde;es, o que veio a prejudicar o bom andamento da administra ccedil; atilde;o rdquo;, explica.

Queda na arrecada ccedil; atilde;o
De acordo com o mandat aacute;rio, outro ponto negativo ano passado foi que o munic iacute;pio perdeu receita em compara ccedil; atilde;o a 2008. ldquo;Tivemos que nos adaptar com os recursos que temos. Com o equil iacute;brio financeiro e mais as emendas parlamentares, podemos este ano iniciar grandes projetos com a contrapartida do munic iacute;pio. Temos uma grande expectativa de que 2010 ser aacute; um ano promissor e, enfim, poderemos atender aos anseios da popula ccedil; atilde;o rdquo;, declara.

Prioridades para 2010
Para este ano, Kuba menciona que tr ecirc;s aacute;reas receber atilde;o uma aten ccedil; atilde;o especial do governo municipal: investimentos na infraestrutura, incluindo melhoria na malha asf aacute;ltica, e a ccedil; otilde;es no setor de educa ccedil; atilde;o e sa uacute;de, com aquisi ccedil; atilde;o de ve iacute;culos e micro ocirc;nibus bem equipados para um melhor transporte dos pacientes a outros munic iacute;pios.

Equipe administrativa
Em rela ccedil; atilde;o agrave; equipe administrativa, o prefeito revela que entende como necess aacute;rias algumas mudan ccedil;as no primeiro e segundo escal atilde;o da administra ccedil; atilde;o. ldquo;Come ccedil;amos 2009 com v aacute;rios compromissos e se adaptando entre servidor de carreira e cargos de comiss atilde;o. E durante o ano fizemos avalia ccedil; atilde;o dos profissionais nomeados nos cargos com o grupo pol iacute;tico e partidos coligados. Estaremos fazendo algumas mudan ccedil;as este ano em raz atilde;o da pr oacute;pria aptid atilde;o e qualifica ccedil; atilde;o nos cargos para os quais os profissionais foram nomeados, at eacute; para melhorar ainda mais a administra ccedil; atilde;o em termos de gest atilde;o. Faremos mudan ccedil;as importantes. Estamos fazendo reuni otilde;es, oportunidade em que avaliamos as altera ccedil; otilde;es e mostramos onde h aacute; necessidade de melhorias rdquo;, destaca.

Rela ccedil; atilde;o com vereadores
Questionado como tem sido a rela ccedil; atilde;o com os vereadores, o chefe do Executivo comenta que apesar do seu grupo pol iacute;tico ser minoria na C acirc;mara, o relacionamento tem sido bom com a Casa de Leis. ldquo;Tenho mostrado aos vereadores que eacute; fundamental a interdepend ecirc;ncia dos poderes, mas acima de tudo ser harm ocirc;nica a rela ccedil; atilde;o entre o Poder Legislativo e Executivo. A grande expectativa eacute; porque a elei ccedil; atilde;o da mesa diretiva eacute; anual e o ano se inicia com novos dirigentes. J aacute; mantivemos um bom contato e relacionamento com a mesa diretiva, a qual tem demonstrado que h aacute; interesse da C acirc;mara no compromisso com o desenvolvimento do munic iacute;pio ao aprovar projetos de grande interesse para a popula ccedil; atilde;o. Existe um respeito m uacute;tuo rdquo;, garante.
Apesar disso, o ano iniciou sem o or ccedil;amento aprovado pelos vereadores. A respeito disso, o prefeito eacute; enf aacute;tico: ldquo;A expectativa eacute; de que possamos at eacute; o dia 20 ter o or ccedil;amento aprovado, porque eacute; necess aacute;rio isso para darmos in iacute;cio agrave;s atividades de 2010. At eacute; o pr oacute;prio Legislativo tem necessidade de ter o seu or ccedil;amento pr oacute;prio para as atividades da Casa de Leis rdquo;, afirma.

Elei ccedil; otilde;es de outubro
Em contato com o grupo pol iacute;tico, Kuba tem enfatizado o compromisso com os pol iacute;ticos que est atilde;o comprometidos com o munic iacute;pio guairense. Dentre pol iacute;ticos que devem receber apoio do prefeito est atilde;o os deputados federais Osmar Serraglio e Dilceu Sperafico, e o deputado estadual Nelson Garcia, que atualmente eacute; secret aacute;rio de Estado. ldquo;Queremos mostrar a nossa popula ccedil; atilde;o a import acirc;ncia de termos pessoas comprometidas com o munic iacute;pio, nos representando nas esferas estadual e federal, para que assim possamos ser contemplados com recursos rdquo;, salienta.
Sobre o Governo do Estado, o mandat aacute;rio diz que em 2002 apoiou o hoje prefeito de Curitiba, Beto Richa, em sua candidatura agrave; sucess atilde;o estadual. ldquo;Por isso temos esta afinidade com o Beto Richa e agora o prefeito tamb eacute;m nos convidou para nos engajarmos na campanha dele. Temos um compromisso com ele e, saindo sua candidatura, com certeza estaremos juntos neste projeto, que eacute; de suma import acirc;ncia para o Paran aacute; e para o munic iacute;pio rdquo;, conclui.

Copyright © 2017 O Presente