Geral

Migração definitiva do MSN para o Skype deve ser feita hoje

O Presente

30/04/2013 às 08:47 - Atualizado em 30/04/2013 às 08:52

Os mais de 100 milhões de usuários do comunicador instantâneo Windows Live Messenger ou MSN Messenger iniciam hoje (30) a migração obrigatória para o Skype, ferramenta de mensagens e chamadas telefônicas via internet, adquirida pela Microsoft em maio de 2011.

Conforme o supervisor de tecnologia de informação e telecom, Ralf Drechler, a mudança do Messenger para o Skype é uma forma de padronizar as ferramentas da Microsoft.  "Muito tem se discutido sobre a padronização dos produtos da Microsoft como aconteceu recentemente com a migração do Hotmail para o Outlook.com, além da nova interface do Windows 8, bem diferente do 7", conta ele.

Ralf acredita que a junção do MSN e do Skype foi um modo mais simples de estruturar a ferramenta de comunicação instantânea. "Como o MSN é um programa antigo é mais simples sincronizar o Messenger e o Skype do que reestruturar o MSN para manter o padrão que a Microsoft vem estabelecendo", expõe.

Segundo Ralf, o usuário receberá duas notificações avisando sobre o fim da ferramenta. "Depois disso, um link será enviado junto ao aviso para que o download do Skype seja feito", menciona.Uma das características centrais do Skype é a possibilidade de realizar chamadas para números fixos ou móveis a que se junta o suporte às conversas online com ou sem vídeo e a partilha de documentos, ou seja, todo um portfólio integrado no mesmo serviço.

"O novo serviço possibilita que o usuário compre créditos e realize chamadas para telefones através da internet, mas quem não quer gastar dinheiro também ganha, pois a ferramenta é um dos melhores comunicadores em vídeo e voz grátis da internet", explica Ralf.

O Presente
Deisy Ribeiro

A recepcionista Deisy Ribeiro migrou para o Skype a cerca de um mês e garante que agora ficou mais fácil e prático conversar pela internet. "Migrei logo porque já que se tornaria obrigatório teria que trocar, mas não vejo tanta diferença de um para o outro. Acho que a principal melhoria é que no Skype é mais bem mais rápido para as conversas em vídeo", menciona.

O Presente

Thiago Grenzel

Já o balconista Thiago Grenzel, diz que "logo que saiu a notícia mudei para o Skype porque imaginei que já era obrigatório. Acredito que ficou melhor, principalmente para o meu trabalho, já que o histórico fica aberto na própria conversa, porém o envio de arquivos só funciona bem com quem também tem o Skype, então só vai ser útil quando todo mundo estiver usando", lembra.

O Presente
Paulo Kempfer

Para o empresário Paulo Kempfer, que atua na da área de TI, a mudança não beneficiou tanto os usuários. "Sempre tive Skype, mas não usava com tanta frequencia porque a maioria das pessoas com quem eu tinha contato na internet não o utilizava. Acho que a mudança foi mal administrada de um sistema para outro, pois a maioria das pessoas começou usar devido a obrigatoriedade e não porque acredita que a ferramenta é melhor", expõe.

O Presente

Beatriz Zimmermann

Na visão da empresária Beatriz Zimmermann, a troca foi um modo de chegar mais perto do cliente. "Percebi que muitos dos clientes estavam usando o Skype e não mais o MSN e por isso instalei na empresa. A junção das ferramentas é mais prática, pois a capacidade de comunicação por voz e vídeo é mais rápida do que a antiga. Facilita mais para ter contato a longa distância, dispensando o gasto com telefone", salienta.  

Perguntas Frequentes

Como acontece a migração?
Ao executar pela primeira vez, o Skype pede seu e-mail e senha utilizados no MSN e pergunta se você tem uma conta no Skype. Caso tenha, só colocar seus dados para que a integração ocorra. Quem está acostumado com o visual do Messenger pode estranhar a nova interface, mas nada como o uso contínuo para se adaptar. 

Haverá cobrança no Skype?
Migrar para o Skype não tem custo. O único serviço pago da ferramenta é a ligação para telefone. Mas tanto mensagem de texto quanto voz ou vídeo é totalmente gratuito.

Costumo enviar arquivos do meu computador pelo MSN. Com a migração, poderei fazer isso pelo Skype? 
Com o Skype você continuará enviando e recebendo arquivos dos seus contatos. Inclusive com a possibilidade de compartilhar a área de trabalho do seu computador. Para enviar um arquivo siga os seguintes passos:
– Selecione a opção Conversa>Enviar>Arquivo.
– Localize o arquivo que você deseja enviar e após clique “Ok”.

No MSN, os usuários conseguem acessar os e-mails do Hotmail clicando no link da caixa de entrada, que também exibe a quantidade de e-mails não lidos. Tal funcionalidade será disponibilizada no Skype?
Atualmente, não há integração de e-mail no Skype. O Skype no Outlook.com será disponibilizado em breve. Qualquer usuário usando os endereços “@Live.com” ou “@Hotmail.com” continuarão poder enviar e receber mensagens via Outlook.com.

Poderei conversar por meio de áudio e vídeo com meus contatos do MSN Messenger pelo Skype?
Sim. Basta clicar no nome do contato e, no caso de ele estar on-line, clicar em "Ligar" ou em "Chamada com vídeo" para iniciar a conversa por meio de áudio ou de vídeo, respectivamente.

Vou poder continuar conversando por meio de texto com meus contatos?
Embora o Skype seja um comunicador com foco em conversas por voz e vídeo é possível conversar apenas por meio de texto. Para isso, basta clicar duas vezes em cima do nome do contato e abrir uma janela de bate-papo. Depois, basta escrever a mensagem na janela e pressionar "Enter" ou clicar em enviar. Caso deseje ligar para pessoa (por meio de áudio ou de vídeo), basta clicar no botão "Ligar" ou "Chamada com vídeo".

Perderei os meus contatos de conversa do MSN na migração?
Não. De acordo com a Microsoft, os arquivos de contatos serão transferidos para o Skype na migração. Entretanto, categorias e grupos criados no MSN Messenger não serão transferidos, exigindo a criação de novas listas. Os contatos estão atrelados a conta da Microsoft, então a possibilidade de acontecer perda de contatos é mínima.

Meus históricos de conversa do MSN Messenger não aparecem nos Skype. O que eu faço?
Os históricos de conversa do MSN Messenger não podem ser visualizados no Skype, mas eles ficam armazenados no computador e podem ser acessados.

Meu PC travou durante a atualização. O que faço?
Segundo a Microsoft, em caso de travamento ou congelamento do computador, feche todas as janelas de conversa do MSN Messenger e inicie o processo de atualização novamente.

O que eu faço caso tiver problemas na migração para o Skype?
Para os usuários que estão enfrentando problemas na migração, o Skype recomendou contato com a equipe de suporte em seu site (https://support.skype.com/pt).

Tenho MSN e Skype. Ao migrar para o Skype, ficarei com os contatos dos dois serviços?
Sim. Ao se conectar no Skype, o usuário fica on-line tanto no serviço de conversa por meio de vídeos quanto no Messenger, podendo receber e enviar mensagens para seus contatos. Para trocar a lista de contatos entre os serviços, basta ir em "Contatos", na barra superior do aplicativo, colocar o cursor do mouse em cima da aba "Lista de Contatos" e clicar no serviço desejado.

Para quem mantém dúvidas é possível consultar alguns tópicos de ajuda no site do Skype, ou este tutorial que explica com texto e imagem como usar as principais funcionalidades do Messenger na nova plataforma. 

Publicidade
Publicidade
Imagem do Dia

Agricultores protestam contra emplacamento de tratores

Publicidade