50 mil embalagens devem ser recolhidas em Rondon
Publicado em: 29/05/2012 - 00:00 | Atualizado em: 30/08/2012 - 17:45
| Carina Ribeiro/OP |
|---|
![]() |
| Recolhimento itinerante de embalagens continua nesta semana na microrregião |
A área rural de Marechal Cândido Rondon “respira” melhor a partir de hoje (29), já que possui em torno de dez mil embalagens de agrotóxicos a menos do que possuía até ontem (28). Nesse ritmo de recolha, a Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas (Ardefa) deverá somar em torno de 50 mil unidades recolhidas somente na sede do município até o final deste ano. O trabalho regional abrange ainda dezenas de localidades e municípios como Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Mercedes, Toledo, Maripá, Guaíra, Quatro Pontes, entre outros.
A logística reversa de embalagens de agrotóxicos já existe há cerca de dez anos e está prestes a alcançar 100% de abrangência no Paraná. De acordo com o responsável pela Estação Experimental da Copagril, Darci Sônego, atualmente o índice gira em torno de 97% no Estado. “A meta de todas as empresas e parceiros associados é alcançar a totalidade das embalagens”, salienta.
O produtor rural Jair Vilani, que possui propriedade em Novo Três Passos, aproveitou a oportunidade de devolução das embalagens ontem e levou o material até a Estação Experimental da cooperativa. Somente ele entregou a soma de 215 vasilhames e 54 pacotes, totalizando 269 embalagens inutilizadas. “Ainda bem que existe essa recolha para podermos despachar essas embalagens, pois já estavam estorvando na propriedade”, declarou à reportagem de O Presente. A quantidade mencionada por ele se refere tanto a descartes de produtos utilizados no cultivo da safra de verão 2011/2012, como também no plantio da safrinha. “Já estava acumulando, acho que deveria ter o recolhimento mais vezes para não ficar de uma safra para outra”, opina o agricultor.
A continuação do conteúdo é somente para assinantes. Se você é um assinante clique aqui para continuar, caso contrário clique aqui para assinar.




