Fale com a gente

Marechal Comprometimento com a informação

30 anos de O Presente: produção de conteúdo é o que nos move

Publicado

em

Fundador do O Presente, comendador da Ordem Estadual do Pinheiro e Cidadão Honorário de Marechal Rondon, jornalista Arno Kunzler: “Quando há persistência, a chance de dar certo é muito grande” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

Três décadas de informação, comprometimento e bom senso. É dessa maneira que a marca O Presente chega ao seu aniversário de 30 anos, comemorado ontem, dia 04 de outubro.

Inaugurado e consolidado no jornal impresso, a empresa inovou ao longo de sua trajetória e hoje está disponível em diversos formatos, com o site O Presente Digital, Editora O Presente Especiais e O Presente Rural, que contém site, podcast e o Minuto Agro. “Além do O Presente Rural Eventos, que está sendo implementado e deve ter uma grande participação da receita do O Presente em 2022”, adianta o fundador, jornalista Arno Kunzler.

Com confiança no futuro da empresa, O Presente segue ambicionando novos espaços e mantendo aquilo que primeiro encampou: o jornal impresso. “Ainda tem o seu peso, seu valor e o conduziremos até quando for possível. Talvez um dia as pessoas não queiram mais ler jornal impresso e passem a ler somente através das mídias digitais. Será uma pena, porque nas mídias sociais a gente se informa menos, lê mais manchete e menos conteúdo”, lamenta.

A diretora do Jornal O Presente, jornalista Maria Cristina Kunzler, diz que um dos desafios da equipe é produzir material inédito e exclusivo, especialmente nas edições impressas. “Fala-se muito sobre a vida útil do jornal impresso. Ouvimos isso há, no mínimo, 20 anos. No entanto, entendemos que ter conteúdo exclusivo é o que vai fazer nossos leitores permanecerem fiéis às páginas do Jornal O Presente e do O Presente Rural. O ineditismo é o que nos move diariamente na produção de conteúdo”, enfatiza.

 

Jornalismo de seriedade

Por trás da trajetória de sucesso há uma equipe preparada e guiada pela paixão de informar, seja nas folhas físicas ou nas páginas virtuais. “Trata-se de trazer à tona assuntos que a população de modo geral não está enxergando e, dessa maneira, mostrar as nuances por trás daquilo que a sociedade, às vezes, não está vendo”, resume o empresário.

Levar a informação, contudo, nem sempre é algo fácil. “Gosto do contraditório. A gente cresce muito mais se dá espaço para ser contestado. Com essa abertura, há uma reflexão maior antes de emitir uma opinião quando há possibilidade de ser contestado”, pontua o jornalista.

Daí vem o cuidado, o preparo e a veracidade em levar a informação ao público, pois o que se publica não está consolidado, mas aberto à discussão.

Os 30 anos de O Presente se caracterizam por uma dedicação intensa e trabalho em busca de notícias inéditas. “Quando a população abre uma edição do Jornal O Presente tem contato com coisas novas. A empresa parte da visão regional e alcança leitores em todo o Brasil por causa da internet. Nossa produção acontece para que os assuntos regionais sejam defendidos, amparados e repercutidos, tendo no O Presente um aliado em suas pautas, reivindicações e anseios”, assegura Kunzler.

 

Persistência e trabalho em equipe

Fundador da empresa, o empresário ressalta que a veracidade sempre foi uma preocupação do O Presente. “Nosso jornalismo se pauta pela seriedade. Sempre permitimos que uma notícia contestada seja corrigida e nunca deixamos de nos retratar pelo que pode não ter sido fidedigno. Essa capacidade de reavaliar nos faz crescer e ter credibilidade no que nos propomos a fazer. Credibilidade é essencial para um jornalismo de qualidade”, enaltece.

O jornalista destaca a persistência como um dos principais pilares do O Presente ao longo de sua existência. Entre dificuldades e sucessos, acreditar no que se faz e buscar fazer sempre bem-feito gera diferença. “Quando há persistência, a chance de dar certo é muito grande. O Presente é uma empresa saudável, emprega bastante gente e, acima de tudo, valoriza aqueles que aqui trabalham”, ressalta.

Fundador do Jornal O Presente, Arno Kunzler: “Trata-se de trazer à tona assuntos que a população de modo geral não está enxergando e, dessa maneira, mostrar as nuances por trás daquilo que a sociedade, às vezes, não está vendo” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

 

Novos tempos

Com turbulências vivenciadas em todos os lados, seja em virtude da pandemia de Covid-19, disputas políticas e instabilidade econômica, a nova era que se vive impulsiona o jornalismo. “Esse novo momento é intrigante e queremos ser sempre participantes, ser protagonistas. Quando divulgamos algo novo que está sendo feito, compartilhamos com todos uma coisa que poucos estavam vendo e, de repente, muitas pessoas passam a ter essa informação”, menciona.

O trabalho junto ao O Presente rendeu a Arno Kunzler o título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon e o grau de comendador na Ordem Estadual do Pinheiro.

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente