Fale com a gente

Geral

31 de agosto será o dia D de vacinação contra a raiva canina

Publicado

em

No Estado do Paraná, a campanha de vacinação contra a raiva canina acontecerá nas regionais de Saúde de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo. Na 20ª Regional de Saúde, com sede em Toledo, ocorrerá nos municípios de Guaíra, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Santa Helena, considerados pelo Ministério da Saúde como área de risco.

Desde o início deste mês, Pato Bragado e Santa Helena estão realizando a vacinação no interior do município, contudo o Dia “D” para os municípios da 20ª Regional de Saúde está marcado para 31 de agosto. A meta de vacinação na campanha é de 80% de cobertura. Cada município dispõe da supervisão de médico veterinário responsável pela campanha, além da participação das equipes municipais de vigilância sanitária.

A Coordenação Estadual do Programa de Controle da Raiva Animal disponibilizou à 20ª regional o quantitativo de 35.400 (trinta e cinco mil e quatrocentas doses). É importante que os cidadãos assegurem a vacinação de seus animais levando-os até o ponto de vacinação mais próximo. Em alguns casos a vacinação ocorrerá de casa em casa. Cada município elaborou calendário específico de vacinação, considerando 31 de agosto como Dia “D” da Vacinação contra raiva.

Para os municípios não elencados pelo Ministério da Saúde para vacinação, recomenda-se a guarda responsável dos animais de estimação, cães e gatos, fazendo o manejo das respectivas populações diretamente no controle de doenças, como a raiva e a leishmaniose, pois um animal bem cuidado não transmite doenças.

Copyright © 2017 O Presente