Fale com a gente

Marechal 20 anos de inovação

Projeto da Ultra Sistemas é selecionado no Desafio Inova Oeste

Publicado

em

(Foto: O Presente)

Com 20 anos de existência completados ontem (28), a jovem Ultra Sistemas reafirma sua trajetória de inovação ao ser uma dentre as dez empresas classificadas no Desafio Inova Oeste 2020. “É muito gratificante dizer que nossa empresa representa Marechal Cândido Rondon nesse projeto tão bacana. Isso mostra que estamos no caminho certo”, destaca o sócio-proprietário da empresa de tecnologia, Luciano Cremonese.

O desafio é uma iniciativa do Programa Acelera Foz, organizado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), Fundação Araucária e Itaipu Binacional, apoiada pelas entidades que constituem o Sistema Regional de Inovação (SRI).

O Desafio Inova Oeste tem como objetivo incentivar micro e pequenas empresas a desenvolverem ou implementarem soluções tecnológicas de alto impacto na economia. “O intuito foi inovar e nós o fizemos. Dentre mais de 40 inscrições, nossa ideia conseguiu se classificar”, enaltece Cremonese.

Segundo ele, houve uma pré-seleção entre os projetos inscritos. “Vinte empresas foram selecionadas para participarem de uma banca inovadora. Estávamos nesse grupo e ficamos entre as dez classificadas. Somos a única empresa rondonense que conseguiu chegar nessa etapa”, comemora.

Na última sexta-feira (25), no PTI, em Foz, aconteceu a cerimônia de assinatura dos projetos aprovados no Desafio Inova Oeste. “Nós temos um cronograma de seis meses para desenvolver nossa ideia e apresentar o produto pronto. A equipe do desafio vai constantemente acompanhar o que está sendo feito”, menciona o empresário rondonense, emendando que o Desafio Inova Oeste investe mais de R$ 1 milhão nos projetos selecionados: “Não em forma de dinheiro, mas, sim, em consultorias tecnológicas, equipamentos, mentorias e treinamentos”.

Sócio-proprietário da Ultra Sistemas, Luciano Cremonese: “Chegar aos 20 anos de idade, participar de um edital dessa dimensão que premia inovações e se classificar é motivo de orgulho para nós” (Foto: O Presente)

 

O APLICATIVO

Desde fevereiro de 2020 a Ultra Sistema possui um laboratório de inovação instalado no Biopark, em Toledo. “Lá fica a equipe de cerca de oito pessoas que vai executar o desenvolvimento do nosso projeto do Desafio Inova Oeste, com gestão e dinâmica conjunta”, comenta Luiz Muller, sócio-proprietário da empresa.

De acordo com ele, o nome do aplicativo que foi classificado no desafio é “gerenciamento de projetos para empresas de energia solar”. “O objetivo dessa ferramenta é facilitar todo o ciclo da energia solar. Quando um estabelecimento ou uma residência quiser instalar placas solares, a empresa responsável faz uma análise da quantidade necessária de placas para suprir a demanda. Hoje, pega-se as contas de energia do local e se faz um cálculo. Esse cálculo, que é o segredo do negócio, está dentro do aplicativo. Em cima da média das contas, o próprio aplicativo diz quantas placas solares e demais componentes serão necessários”, explica.

Cremonese afirma que a facilidade não para por aí, visto que a ferramenta auxilia na fase de instalação. “O aplicativo acompanha o técnico durante a instalação da propriedade. Finalizou alguma etapa? Fotografa. Faltou algo? É só fotografar. A comunicação será muito mais ágil e rápida”, garante.

Além do gerenciamento, o empresário diz que a tecnologia fornecerá dados estatísticos da obra. “Serão calculadas a quantidade de horas da mão de obra, equipamentos gastos na execução, porque, às vezes, se dimensiona ‘x’ quantidade de determinado material e na obra se utiliza muito mais. Então, o aplicativo vai calcular a diferença do orçado para o utilizado de fato, calculando o lucro daquela instalação”, comenta.

Sócio-proprietário da Ultra Sistemas, Luiz Muller: “O aplicativo está arquitetado. A fórmula e os pormenores estão escritos. A partir de agora, começamos a desenhar as telas” (Foto: O Presente)

 

ESTADO ATUAL

Muller conta que com o projeto assinado começa a valer o cronograma do Desafio Inova Oeste. “O aplicativo está arquitetado, mas ainda não começamos a construí-lo propriamente. A fórmula e os pormenores estão escritos, está tudo projetado e, a partir de agora, começamos a desenhar as telas do aplicativo”, compartilha.

Equipe de programadores da Ultra Sistemas: inovação é uma constante na empresa (Foto: O Presente)

 

INOVAÇÃO CONSTANTE

Como comemoração pelos 20 anos de constante evolução, o sábado (26) foi um dia diferenciado para a equipe Ultra Sistemas. “Realizamos um hackathon interno para desenvolver um novo projeto. Foi um dia inteiro de maratona, incentivando a inovação dentre nossos colaboradores”, conta Cremonese.

Segundo ele, a inovação é uma constante na empresa. “Chegar aos 20 anos de idade, participar de um edital dessa dimensão que premia inovações e se classificar é motivo de orgulho para nós”, emociona-se.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente