Fale com a gente

Marechal

Ecoponto tem novo controle para receber entulhos e recicláveis

Publicado

em

 

Joni Lang/OP
Horário de atendimento foi estendido de segunda a sexta-feira, além de estar aberto no sábado. Material reciclável é encaminhado à Cooperagir

O Ecoponto de Marechal Cândido Rondon passou por algumas mudanças em se tratando da forma de recebimento e encaminhamento de materiais recicláveis e demais entulhos para que tenham um fim correto. De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, Luiz Alberto Trentin (Sassá), tais mudanças foram implantadas a partir de uma determinação do prefeito Marcio Rauber e do diretor-executivo da Secretaria, Dante Roque Tonezer.

Entendemos que algumas coisas não funcionavam no Ecoponto. Tínhamos um emaranhado de rejeitos de todos os tipos, então fizemos separação, pois havia espuma, sofás e restos de resíduos de empresas que foram destinados a quem realiza a coleta. Enfim, não era mais um ecoponto, mas um depósito de lixo, afirma Sassá.

Ele explica que agora todo o material entregue é separado, seja ferro, plástico, madeira, papelão, entre outros. Nós destinamos todo material passível de reciclagem pronto à Cooperagir. Não acumulamos mais material, pois diariamente eles são encaminhados para a sua parte legal. Antes algumas pessoas destinavam corretamente, enquanto outras chegavam a trazer até lixo doméstico e industrial para cá. Foi por isso que nós criamos regras, enaltece.

O Ecoponto continua recebendo de tudo, seja plástico, papel, papelão, reciclado, ferro, eletrônicos e eletrodomésticos. No passado se retiravam algumas coisas dos eletrônicos, sendo que a outra parte permanecia aqui e se tornava um ônus para a prefeitura. Hoje pegamos materiais inteiros e destinamos à Cooperagir, possibilitando que se tornem uma forma de renda aos cooperados. Quem tem plástico, papelão ou realizou uma pequena reforma em casa pode trazer aqui. Nós acompanhamos, orientamos e destinamos, seja reciclado, galho ou entulho. A gente só não armazena mais, evitando que este local se torne um grande lixão, conclui Sassá.

 

Horários

O diretor de Meio Ambiente menciona que o horário de atendimento foi estendido, passando das 07h45 ao meio-dia e das 13h15 às 18 horas de segunda a sexta-feira. Além disso, o sábado foi incluído como data para a entrega de recicláveis e entulhos, no horário das 07h45 ao meio-dia. O telefone de contato é o (45) 3284-3006. O local permanece sendo o Parque de Exposições, ao lado do Estádio Municipal.

Copyright © 2017 O Presente