Fale com a gente

Paraná

Casos de tráfico e uso de drogas crescem no Paraná, afirma Secretaria de Segurança

Publicado

em

O número de casos registrados de tráfico e uso de drogas aumentou no Paraná, na comparação entre os primeiros semestres de 2016 e 2017, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública na terça-feira (22).

Segundo o levantamento, o estado teve 600 casos a mais de tráfico e quase 1000 a mais de uso, ao comparar um ano e outro. O aumento é de 13,8% e 16,3%, respectivamente.

"A gente percebe um consumo maior do uso de drogas, sim. Tendo a procura do usuário, a oferta também é maior, né?", comenta a delegada Camila Cecconello.

Em Curitiba, foram 400 casos a mais neste ano, o que corresponde a aumento de 33,9%.

A delegada afirma que o aumento das fiscalizações policiais também contribuiu para a alta nos números. "Há todo um trabalho policial para evitar, que acaba elevando esses números de apreensões, de investigações, que acabam gerando mais apreensões de droga, mais prisões e mais termos circunstanciados a usuários de droga", diz.

Quando analisados todos os crimes, houve queda, conforme o estudo. Em 2016, foram 41.154 registro, frente a 42.792 em 2017 — queda de 20,3%.

Mesmo assim, o professor e sociólogo Cezar Bueno de Lima considera que o número é alarmante. "Nós temos ainda mais de 40 mil crimes acontecendo no estado do Paraná, em seis meses. Isso não pode ser objeto de comemoração. Jamais uma política de segurança pública vai resolver de maneira satisfatória, em razão da complexidade desse problema", diz.

Com informações G1 PR

Copyright © 2017 O Presente