Fale com a gente

Policial

Em 14 dias, R$ 2,5 milhões em mercadorias foram apreendidas na Operação Muralha

Publicado

em

No período de 03 a 16 de outubro, que corresponde aos primeiros 14 dias da Operação Muralha, as atividades na região Oeste foram realizadas principalmente na barreira de fiscalização instalada próximo à praça de pedágio situada no município de São Miguel do Iguaçu e em estradas secundárias da região. A operação envolve servidores da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército, Marinha, Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Paraná.

Os resultados obtidos nestas primeiras duas semanas foram bastante expressivos, tendo sido realizadas até o momento 18 prisões em flagrante e apreensões de 53,3 quilos de maconha; 16 armas e 302 munições; 1.540 comprimidos de medicamentos e anabolizantes e aproximadamente R$ 2,56 milhões em mercadorias apreendidas. Além disso, foram retidos 37 veículos, sendo 31 veículos de passeio e quatro ônibus.

Destaque para a quantidade de veículos apreendidos, que aumentou 288% em relação ao mesmo período da fase anterior da operação. O aumento se deve ao porte de quantidades e valores excessivos de mercadorias e o transporte de mercadorias ocultas ou em fundo falso que gera perdimento do veículo.

Os números também chamam a atenção quando comparados com o mesmo período da 1ª fase da operação em maio deste ano. Destaque para as quantidades de armas e prisões realizadas neste início da operação. Ao todo foram 16 armas (aumento de 1.500%), 17 carregadores (aumento de 470%) e medicamentos (aumento de 3.600%), resultado bastante superior ao encontrado, no mesmo período, na fase anterior da operação, que foi de uma arma, três carregadores e 41 unidades de medicamentos.

Além disto, o número de prisões também cresceu expressivamente em relação ao mesmo período da fase anterior. Até agora foram presas 18 pessoas, sendo dois menores de idade. Já no mesmo período da fase anterior da operação haviam sido presas cinco pessoas apenas.

Quanto à apreensão de drogas, houve aumento na variedade de tipos e meios de ocultação. Ao todo foram apreendidos 53,3 quilos de maconha, um quilo de cocaína e 1,1 quilo de crack. Apreensões dessa natureza foram intensificadas com o uso contínuo e massivo dos cães de faro, que têm obtido grande êxito nas apreensões de drogas, principalmente maconha.

Copyright © 2017 O Presente