Fale com a gente

Marechal

Imposto de Renda pode beneficiar as crianças rondonenses

Publicado

em

Diversas são as formas de você, rondonense, ajudar o seu município. Uma delas é por meio do imposto, aquele que iria para a Receita Federal, mas que pode ficar em Marechal Rondon. Muitos podem não saber, mas o município conta com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), que possibilita as doações realizadas por contribuintes, através do imposto de renda.

Para que as pessoas tenham conhecimento da possibilidade dessa doação, a prefeitura rondonense, por meio da Secretaria de Assistência Social, conta com a campanha “Pacto pela Cidadania”, que visa à arrecadação de fundos, até o dia 31 de dezembro de 2018.

Quem optar por fazer a doação, que pode ser de até 6% do imposto devido, no caso de pessoa física (PF) e 1% no caso de pessoa jurídica (PJ), terá esse valor deduzido, previsto no art. 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente e em legislação tributária específica, que regulamenta a contribuição de pessoas físicas e jurídicas. Dúvidas podem ser sanadas com um contador.

 

Conquistas

  1. 2017, com o valor arrecadado em anos anteriores, foi possível a implantação de novos parquinhos infantis, nas praças Dealmo Poersch e 31 de Outubro. Além disso, com esses recursos foi possível a aquisição de uma van, que está em uso para atividades de assistência às crianças e aos adolescentes.

 

Como doar?

Para fazer a doação, até o dia 31 de dezembro, com base no valor do Imposto de Renda Devido (valor total do imposto calculado com base no rendimento mensal), deve-se calcular o valor máximo da doação (6% PF e 1% PJ). A partir disso, é necessário acessar o site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA): antigo.mcr.pr.gov.br/cmdca/, clicar em doação, fazer o cadastro e gerar o boleto.

O valor pago é destinado à conta do FMDCA (Conta 45.100-2 Agência 08591 / Banco do Brasil CNPJ 11900330/0001-50). Para conseguir o recibo, é só entrar em contato pelo telefone: (45) 3254-8839.

Ao preencher a Declaração do Imposto de Renda, é só informar a doação realizada para o fundo. Assim que os dados forem inseridos, o próprio programa da Receita Federal já considera, automaticamente, a renúncia fiscal.

 

CMDCA

O conselho é um órgão deliberativo, formulador e controlador das políticas de atendimento à criança e ao adolescente, e gestor do FMDCA, tendo por objetivo garantir a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes. É composto por representantes do poder público e da sociedade civil representada, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

 

Com informações Assessoria

Copyright © 2017 O Presente