Fale com a gente

Paraná

Itaipu firmará convênios visando revitalizar praias artificiais

Publicado

em

Entre as autoridades presentes à assembleia do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, realizada ontem (14), esteve o novo diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Luiz Kaminski, nomeado nesta semana para o cargo.

Ele destaca que os municípios Lindeiros têm projetos e ações diferenciadas, sendo que alguns serão antecipados para fevereiro e março com o objetivo de potencializar a questão turística, impulsionando a exploração do setor. “Vamos celebrar convênios com os municípios após o verão para a revitalização das praias artificiais, tendo em vista que algumas estão com estrutura não tão adequada. Enfim, vamos trabalhar com cada um dos municípios, seja na melhoria do sistema viário, passarelas, iluminação, banheiros, churrasqueiras, fazendo com que as cidades possam explorar economicamente esses terminais após a alteração do modelo de comodato”, ressalta.

Kaminski menciona que anteriormente o comodato não permitia nenhum tipo de concessão a terceiros, sendo esta uma reivindicação bastante antiga. “Já conseguimos, a partir do momento que alguns comodatos estavam vencendo, alterar a cláusula que permite efetivamente o município identificar um atrativo turístico, um potencial para aquela área de lazer e, com isso, lançar um edital público visando investimentos para atrair um diferencial em cada uma das áreas. Perante a Itaipu nós temos total liberdade para permitir que o município faça essa exploração com arranjos de terceiros e que o próprio município não precise investir e que também tenha parte do seu retorno para garantir a melhoria das condições e a manutenção dessas áreas de lazer”, salienta.

Conforme ele, a finalidade com o projeto é seguir a linha do que aconteceu no Parque Nacional do Iguaçu, que teve as visitações expandidas de 400 mil para dois milhões ao ano. “A exploração econômica é do atrativo. Nos atrativos de Itaipu também estamos tentando melhorar a qualidade do atendimento ao turista nesse mesmo modelo de concessão. Não com recursos próprios e, sim, conseguindo apoiadores para que os investimentos sejam realizados com retorno para as entidades e aos municípios”, revela.

Atrativos

O diretor de coordenação adianta que outra ação está em trabalhar na questão do cicloturismo, através do lançamento do projeto para construção de ciclovia que ligará Cascavel a Foz do Iguaçu, percorrendo todos os municípios margeados pelo Parque Nacional do Iguaçu. “Desejamos potencializar e incrementar também na nossa Costa Oeste, consolidando o nosso projeto de ligação dos principais atrativos da região dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Com isso vamos integrar cada vez mais os municípios e trabalhar na região para o desenvolvimento diferenciado dos municípios lindeiros”, reforça Kaminski.

 

 

Foto: Joni Lang/OP

Novo diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kaminski, nomeado nesta semana para o cargo: “Vamos trabalhar com cada um dos municípios, seja na melhoria do sistema viário, passarelas, iluminação, banheiros, churrasqueiras, fazendo com que as cidades possam explorar economicamente esses terminais após a alteração do modelo de comodato”

 

Copyright © 2017 O Presente