Fale com a gente

Marechal

Prefeitura rondonense adere ao “Dia Mundial sem Carro”

Publicado

em

Celebrado nesta sexta-feira (22), o “Dia Mundial sem Carro” tem ganhado cada vez mais adeptos em várias cidades do Brasil e do mundo. Em Marechal Rondon, a prefeitura, Câmara de Vereadores e diversas empresas também aderiram ao movimento.

Conhecido como “World Car Free Day”, a adesão por parte do prefeito Marcio Rauber, do vice-prefeito Ila e dos secretários municipais surgiu a partir de um desafio lançado pelo secretário de esportes, Cristiano Metzner. “O objetivo é de sensibilizar as pessoas quanto ao uso consciente dos veículos. A ideia é que além da economia, a opção de não usar o carro e sim a bicicleta, por exemplo, é uma ótima escolha para a saúde e para o meio ambiente”, explica. Os demais servidores públicos do paço municipal também participam da ação.

Dia Mundial sem Carro

Voltada para a conscientização sobre os problemas causados pelo uso frequente de carros pela população, a data foi instituída na França em 1997, no ano 2000 em outras partes do mundo e começou a ser comemorada no Brasil a partir de 2001. A proposta é que durante o dia, outro meio de locomoção seja adotado, como a bicicleta, caminhada, transporte público ou ainda, um sistema de carona coletiva.

Semana do Ciclista

Em Marechal Rondon, o movimento Dia Mundial sem Carro faz parte da programação da 1ª Semana do Ciclista, que teve início na quarta-feira (20) e segue até o dia 30 de setembro. A ação é promovida pela Associação Rondonense de Ciclismo (ARC), pelo Sesc e prefeitura e contempla a seguinte programação:

Dia 20: entrega de medalha de honra ao mérito para o ciclista Paul Lírio Berwig;

Dia 22: atividades alusivas ao Dia Mundial sem Carro;

Dia 23, das 10h às 11h30: blitz de divulgação da Semana do Ciclista;

Dia 23, às 15h: plantio de árvores na Usina da Cercar;

Dias 25 a 29: divulgação da Semana do Ciclista nas escolas;

Dia 27, às 19h30: palestra com o ciclista Manoel Nunes Lourenço, no Sesc, seguida de pedalada pelas ruas de Marechal Rondon;

Dia 30: passeio ciclístico com trajetos de dois e cinco quilômetros. A concentração será a partir das 13h, na Praça Willy Barth e a largada às 15h. Após, será realizado sorteio de bicicletas, capacetes e demais brindes, além de uma programação com exames de saúde, distribuição de picolés, apresentações artísticas e recreações do Sesc.

Copyright © 2017 O Presente