Fale com a gente

Paraná

Justiça determina que professores do Ensino Médio retomem atividades na segunda-feira (02)

Publicado

em

A Justiça concedeu uma liminar, neste sábado (28), e determinou que 30% dos professores do terceiro ano do Ensino Médio retomem as atividades na segunda-feira (2). A decisão foi imposta pelo juiz de plantão do estado, Victor Martin Bapschke. No despacho, o juiz justifica que “há risco evidente e irreparável a ausência do conteúdo para os fins do concurso vestibular, provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e recomposição do calendário escolar”. Caso a ordem seja descumprida, haverá multa diária de R$ R$ 10 mil.

No fim da tarde desta sexta-feira (27), o governo do estado protocolou um pedido de liminar para que a greve dos professores da rede pública do Paraná seja decretada ilegal. Conforme a Justiça, essa questão só poderá ser julgada depois de quarta-feira (4), quando a categoria vai se reunir em assembleia.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato), Hermes Leão, diz que os professores ainda não foram notificados oficialmente, mas garante que a categoria recorrerá da decisão.

“É muito ruim que o governador, em vez de fazer um esforço para assumir o compromisso que ele mesmo firmou com a categoria, mais uma vez se comporte como imperador. O Paraná, como se vê, já não é mais uma democracia”, afirma Leão.

Segundo o presidente da APP-Sindicato, não há condição alguma das aulas voltarem na segunda-feira. A assembleia estadual para decisão sobre o fim ou não da greve, convocada para a próxima quarta-feira, está mantida.

Greve dura 19 dias
A greve dos professores foi deflagrada há 19 dias, depois que o governo atrasou o terço de férias da categoria. O movimento se acirrou depois que chegou à Assembleia um pacote de medidas de ajuste fiscal. Quase um milhão de alunos da rede estadual estão sem aulas desde o dia 9 de fevereiro, dia para o qual o começo do ano letivo estava agendado.

Desde o início da greve, vários servidores estão acampados no Centro Cívico, onde fica a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e o Palácio Iguaçu. Eles chegaram a invadir o Legislativo quando deputados tentaram aprovar em apenas um dia um pacote de medidas de austeridade que poderia mexer com benefícios dos servidores. Os projetos foram retirados pelo governo para revisão.

Copyright © 2017 O Presente