Fale com a gente

Paraná

Municípios, hospitais, Samu e Siate recebem ambulâncias

Publicado

em

Clóvis Pedrini Junior

Deputados Elio Rusch e José Carlos Schiavinato com demais lideranças e prefeitos de municípios contemplados com os novos veículos

O governador Beto Richa entregou ontem (1º) 137 ambulâncias de remoção de pacientes adquiridas para renovar a frota de veículos para transporte de urgência no Paraná. Cada ambulância custou aos cofres públicos R$ 93,8 mil, o que totaliza investimentos de R$ 12,8 milhões.

Estamos investindo vigorosamente em saúde pública para melhorar as condições de atendimento à população do Paraná, afirmou Richa. Estas novas ambulâncias oferecem as condições para que os municípios, consórcios de saúde, hospitais, Samu e Siate garantam qualidade e agilidade no atendimento dos pacientes, disse.

Dos 137 novos veículos, 111 veículos são destinados para prefeituras, dois para o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), dez para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dois para hospitais. Doze dos 137 substituem ambulâncias sinistradas. Dentre as cidades contempladas estão Assis Chateaubriand, Itaipulândia, Missal, Palotina, Toledo, Serranópolis do Iguaçu e São José das Palmeiras.

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou que, entre 2011 e 2014, o Governo do Paraná repassou 536 ambulâncias para municípios, consórcios, hospitais e Siate para melhorar o transporte de pacientes em situação de emergência. A nossa prioridade é fortalecer a rede de atendimento de urgência de emergência de todas as cidades paranaenses, principalmente os municípios de pequeno porte, disse Caputo. O Governo do Estado estruturou toda a rede de transporte na área da saúde, incluindo a frota aérea, com helicópteros adaptados, entrega de ônibus para o transporte de pacientes entre os municípios e, agora, estas ambulâncias, que atendem tantos os municípios quanto as redes de urgência e emergência, completou.

Além de ambulâncias, Caputo lembrou que o Estado repassou, no ano passado, recursos para 169 municípios melhorarem suas frotas. Muitas vezes os municípios precisam transportar as pessoas para tratamentos em outras cidades. É muito importante que isso ocorra com veículos seguros, que garantam boas condições ao paciente e à equipe de atendimento, avaliou.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Para o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, Vinicius Filipaki, é fundamental que os veículos que transportam pacientes estejam sempre em boas condições para atender à população. O transporte seguro que estes veículos novos oferecem é fundamental. Isso faz a diferença na manutenção da vida, na agilidade e no conforto dos pacientes, declarou. Temos que disponibilizar para a população a maior segurança possível e o mais próximo de onde as pessoas moram. Todos os paranaenses merecem ter o acesso qualificado aos serviços de emergência, menciona.

Copyright © 2017 O Presente