Fale com a gente

Paraná

Seis cidades do Paraná vão abrigar a tocha olímpica da Rio-2016

Publicado

em

Agência PT

A presidente Dilma Rousseff e o presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, ao lado da tocha olímpica da Rio-2016

A tocha olímpica da Rio-2016 já tem oficialmente em seu caminho pelo menos seis cidades paranaenses. Além de Curitiba todas as capitais do país estarão no trajeto do símbolo dos Jogos , Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e Pato Branco fazem parte de uma lista divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Ministério do Esporte dos municípios em que a tocha irá finalizar o dia de percurso, que será recomeçado no dia seguinte. No total, 82 cidades foram apontadas para a pernoite do item, mas a previsão é de que mais de 300 municípios participem do revezamento da tocha. Assim, ela deve atravessar ainda outras localidades do Paraná não anunciadas.

O roteiro da peregrinação da tocha olímpica no país, envolvendo o revezamento de 12 mil pessoas, passando por até 4 cidades por dia, foi anunciado em evento com a presença da presidente Dilma Rousseff, em Brasília, faltando 399 dias para a Olimpíada. A programação prevê 19,7 mil km de rota terrestre e outros 8,8 mil km de rota aérea. Também foi apresentado ao público na capital federal o modelo da tocha, que sairá da Grécia em maio de 2016. Segundo o Comitê dos Jogos, ela representa as curvas do Rio e as cores do céu, do mar e do chão.

Com a tocha dos Jogos do Rio-2016 cresce para nós tanto a responsabilidade quanto a emoção. Está chegando o dia em que seremos o primeiro país da América do Sul a sediar o maior evento esportivo da terra, falou a presidente Dilma Rousseff. O mais importante é integrar o povo brasileiro aos Jogos. Eles serão no Rio, mas são do Brasil. Nesse momento o que mais importa é que cada ser humano que participar possa deixar sua história, afirmou o presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman.

Durante o pit stop do símbolo olímpico nas 82 cidades escolhidas pelo governo haverá um grande evento com show musical nacional e outras atrações. A intenção dos organizadores é que a indicação dos representantes de cada local para participar do revezamento da tocha seja feita com a ajuda da população. Esse processo será tocado pelos patrocinadores oficiais da Olimpíada carioca: Coca-Cola, Nissan e Bradesco. De acordo com o Ministério do Esporte, o circuito básico da tocha foi definido baseado em critérios logísticos, turísticos e culturais.

A segurança da tocha, dos condutores e do comboio ficará a cargo do governo federal. Já a cidade que recebe a visitante ilustre se compromete a encabeçar força-tarefa para o planejamento, segurança, gestão do tráfego e de resíduos, serviços de suporte, realização da cerimônia de celebração e promoção local do revezamento, que terminará no dia 5 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro.

Copyright © 2017 O Presente