Fale com a gente

Paraná

Com ocupações, tropas federais vão ao Paraná para o 2º turno das eleições

Publicado

em

Tropas federais serão encaminhadas para Curitiba, Ponta Grossa e Maringá, todas cidades do Paraná, para o segundo turno das eleições municipais que ocorre no domingo (30). O reforço na segurança está atrelado às ocupações das escolas estadual, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

O movimento de ocupação dos colégios estadual por estudantes começou em três de outubro e foi aumentando durante o mês. A última atualização feita pelo movimento Ocupa Paraná é de sexta-feira (21) e aponta para 850 escolas, 14 universidades e três núcleos ocupados.

Já o número divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (Seed), nesta quarta-feira (26), é diferente: 672 escolas ocupadas, ou seja, 27% do total. Segundo a Seed, 159 escolas já foram desocupadas.

Nesta quarta-feira (26), os estudantes realizam uma assembleia para definir o rumo das ocupações.

Os estudantes são contra a apresentação da medida provisória que altera o ensino médio no país.

O pedido de reforço foi feito pelo TRE-PR e aprovado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por unanimidade na terça-feira.

Para o primeiro turno das eleições, realizado no dia 2 de outubro, o TSE autorizou o envio de tropas da Força Federal para 467 municípios de 14 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Locais de votação

Diante das ocupações das escolas, o TRE-PR já havia anunciado mudanças nos locais de votação.

Ao todo, considerando as três cidades, 205 locais de votação foram alterados: 146 em Curitiba; 31 em Maringá; e 23 em Ponta Grossa . Mais de 700 mil eleitores terão que votar em outro lugar, de acordo com a Justiça Eleitoral.

 

Ônibus extra

A Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pela gestão do transporte público na capital paranaense, deve reforçar as linhas de ônibus que atendem aos locais de votação para o segundo turno das eleições.

Conforme a Urbs, também serão colocadas 56 rotas especiais entre colégios que estejam ocupados e os novos locais de votação. Esses ônibus serão identificados pelo letreiro, onde estará escrito “A serviço do TRE”. Não haverá cobrança de passagem para essas linhas.

Copyright © 2017 O Presente