Fale com a gente

Paraná

Dois presos morrem e 28 fogem de presídio em Piraquara

Publicado

em

 

Divulgação/AEN

 

Ao menos 28 presos fugiram após a explosão de um muro do Complexo Penitenciário de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, neste domingo (15). Houve troca de tiros entre fugitivos e policiais na sequência da explosão. Nesse instante, dois presos morreram, segundo a secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná.

Quatro presos que conseguiram escapar do presídio foram recapturados. Eles foram encontrados em uma residência, onde fizeram uma família refém. Em nota, o secretário Wagner Mesquita, disse que a fuga foi uma “ação orquestrada há muitos dias”. “Apesar disso, a Polícia Militar e o Setor de Operações Especiais (SOE) deram uma resposta imediata e eficaz evitando uma fuga em massa”, afirmou.

Por volta das 03 horas deste domingo, presos da Casa de Custódia de Piraquara (CCP) iniciaram um tumulto para chamar a atenção dos agentes penitenciários. Essa ação teria servido como distração para que os detentos da Penitenciária Estadual de Piraquara 1 (PEP1) conseguissem explodir um trecho da muralha do complexo prisional.

Estrondos foram ouvidos às 05h30. No local em que aconteceu a explosão, havia um buraco na muralha, por onde os presos tentavam fugir. “Do lado externo da penitenciária, um grupo de aproximadamente 15 homens fortemente armado dava cobertura”, relata a secretaria, em nota.

“Eles entraram em confronto armado com os policiais que estavam nas guaritas e com as equipes que se deslocavam para prestar apoio. A fuga de mais presos foi evitada após as forças de segurança conseguirem acessar o perímetro interno da PEP1”, diz o comunicado.

Segundo Mesquita, a Polícia Civil vai investigar os envolvidos neste plano de fuga e as forças de segurança do Estado estão, agora, “empenhadas para recapturar os detentos que conseguiram fugir”.

Informações do Sindicato de Agentes Penitenciários do Paraná apontam que os presos colocaram colchões nas galerias do presídio. Assim, foi impedida a visão do local após a explosão do muro, permitindo a fuga. O complexo de Piraquara é composto por duas unidades prisionais. Juntas, elas têm capacidade para 1.683 detentos.

A polícia dá apoio no trabalho de buscas pelos fugitivos. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) está buscando informações para se pronunciar oficialmente sobre o ocorrido.

Copyright © 2017 O Presente