Fale com a gente

Paraná

Cascavel: adolescente de 15 anos é atendida na UPA após participar do jogo Baleia Azul

Publicado

em

Catve

Uma adolescente de 15 anos, moradora de Cascavel, quase perdeu a vida por causa do desafio Baleia Azul.

A jovem foi atendida no fim de semana na UPA do bairro Veneza. De acordo com a secretaria de saúde, ela tentou se matar, após ser socorrida foi medicada e agora é atendida no CAPS – Centros de Atenção Psicossocial. A informação é de que a adolescente usou drogas e teve alucinações.

Ainda segundo o secretário de Saúde, Rubens Griep, a menor tem um histórico bastante complexo e já fez uso de entorpecentes, porém, relatou ao serviço de saúde que participou do jogo Baleia Azul nas redes sociais.

Rubens Griep informou que a rede está em alerta e um protocolo está sendo preparado para divulgar a preocupação e alertar os pais sobre como identificar.

Um trabalho será realizado em conjunto com a secretaria de Educação direto nas escolas para atingir o maior número de adolescentes na cidade.

O Núcleo Regional de Educação de Cascavel confirmou que dois casos são investigados. Os adolescentes tentaram suicídio após serem instigados por conversas na internet.

BALEIA AZUL

No game, participantes são induzidos por um “mentor” a cumprir 50 tarefas, uma por dia, até o derradeiro desafio: tirar a própria vida.

O desafio surgiu na Rússia onde pode ter matado 130 jovens. Entre as tarefas que os jogadores são desafiados a cumprir estão a de subir no telhado mais alto encontrado ou ainda ir para uma ponte e se sentar na beirada.

O jogo tem um curador ou moderador, que distribui os desafios a partir de um grupo secreto onde os contatos são iniciados pelo Facebook. Há provas mórbidas, que de certa forma preparam os envolvidos para o suicídio, como se cortar com lâminas, escutar músicas depressivas, mutilar partes do corpo, como os lábios, ir a uma estrada de ferro de madrugada, receber e aceitar uma data para sua morte e cumprir essa missão.

Copyright © 2017 O Presente