Policial

Polícia Federal cumpre 43 ordens de prisão contra policiais em Guaíra

O Presente

17/11/2011 às 08:08 - Atualizado em 02/09/2012 às 08:19

Divulgação
operacao
Operação Láparos cumprirá 108 ordens de prisão em combate ao contrabando.

A Polícia Federal em Guaíra deflagra nesta manhã (17), um a grande Operação visando a desarticular organização criminosa em ação na fronteira, a que se imputa os crimes de contrabando e corrupção policial.

A fase operacional da denominada “Operação Láparos” implica no cumprimento de 150 mandados de busca e apreensão e de 108 ordens de prisão preventiva, das quais 43 em desfavor de policiais.

Todas as ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Guaíra e em Umuarama, instâncias perante as quais se desenvolveram as investigações policiais ao longo de 14 meses, período em que foram presas em flagrante 202 pessoas e apreendidos mais de 3 milhões de pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai; 6,5 toneladas de agrotóxicos de mesma origem; 109 caminhões; 76 automóveis e 13 embarcações.

Jadir Zimmermann - Aqui Agora
pf
legenda

As investigações demonstraram ainda o envolvimento, com a organização criminosa, de 13 policiais estaduais civis, 29 militares do Paraná e um da Polícia Rodoviária Federal, os quais receberiam vantagens econômicas para informar sobre as ações da PF contra o contrabando, garantindo ainda a livre circulação de veículos usados pela quadrilha para distribuir cigarros e agrotóxicos contrabandeados.

As ações repressivas da Polícia Federal ocorrem hoje em 38 cidades do Paraná; quatro em São Paulo; três no Mato Grosso do Sul, três em Minas Gerais; uma em Rondônia e uma no Mato Grosso, o que demonstra a ampla ramificação da organização criminosa desarticulada, que multiplicava rapidamente sua capacidade de ação delitiva – potencial de que decorre o nome da Operação. 

O Ministério Público Federal em Cascavel, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná e a Corregedoria Regional da PRF colaboraram com as investigações. 

Publicidade
Publicidade
Imagem do Dia

Praça Willy Barth - Marechal Cândido Rondon

Publicidade