Fale com a gente

Policial

Presos fazem buraco em cela e gravam fuga com a ajuda de colegas

Publicado

em

Um preso que fugiu da cadeia de Nova Londrina, em setembro, foi recapturado na quinta-feira (29) em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O fugitivo retornou para a cadeia na manhã de ontem (31). À época da fuga, ele conseguiu escapar da cadeia com outros dois detentos por um buraco feito na cela que ligava ao estacionamento da delegacia. Com a ajuda de um celular e dos demais colegas, o grupo registrou a fuga em um vídeo. As imagens só foram divulgadas ontem pela Polícia Civil para não atrapalhar as investigações, conforme o delegado Alysson Tinoco.

Segundo a Polícia Civil, no dia da fuga, chovia muito na cidade e os policiais de plantão não ouviram a movimentação na cela. O último fugitivo foi localizado após a realização de uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Paraná, Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. O rapaz tem 27 anos e estava trabalhando em uma plantação de maconha na cidade paraguaia quando foi localizado.

De acordo com o delegado, o fugitivo passou a ser monitorado assim que a namorada dele, condenada por tráfico de drogas, aceitou colaborar com as investigações. Para não ser responsabilizada pelo crime de associação para o tráfico e pegar uma pena maior, a namorada nos repassou todas as mensagens que ele enviava para ela. Tivemos acessos a vídeos e fotos encaminhados pelo WhatsApp. Dessa forma, descobrimos que o preso estava no Paraguai, detalha.
Os outros dois fugitivos foram recapturados ainda em 2014. O primeiro foi flagrado traficando mais de uma tonelada de maconha no Mato Grosso do Sul, em outubro. O outro foi encontrado em Guaíra, no oeste do Paraná, no inicio de dezembro.
De acordo com o delegado Alysson Tinoco, os três vão responder a novos processos de dano ao patrimônio público e tráfico de drogas. As penas podem chegar a 20 anos de prisão em regime fechado.

Copyright © 2017 O Presente