Fale com a gente

Política

Últimos detalhes

Publicado

em

 

Mirely Weirich/OP

Urnas que serão utilizadas em Marechal Cândido Rondon foram lacradas ontem (26) e o procedimento segue hoje nos demais municípios da comarca

Faltando apenas cinco dias para os eleitores encontrarem as urnas nos municípios brasileiros, o trabalho da Justiça Eleitoral tem se intensificado ainda mais. No domingo (25) iniciou o processo de geração das mídias que deverão ser usadas nas urnas eleitorais no próximo domingo (02), primeiro turno das eleições.

No procedimento, conforme explica o chefe do Cartório Eleitoral da 121ª Zona Eleitoral, Fábio Gealh, os discos de mídia são carregados com as informações que irão rodar na urna eleitoral, ou seja, o equipamento é configurado com os dados dos eleitores de cada seção onde ela vai funcionar, e também com os dados dos candidatos que foram julgados aptos a participar do pleito.

Ontem (26), os funcionários da Justiça Eleitoral realizaram a carga e a lacração das 116 urnas que serão utilizadas pelos 37.834 eleitores de Marechal Cândido Rondon. Nos demais municípios da comarca o procedimento acontece hoje (27) para posterior envio aos Correios, que fará a entrega dos equipamentos em todas as seções eleitorais de Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Quatro Pontes, entre amanhã (28) e sexta-feira (30).

Ao todo, serão 185 urnas em 209 seções, 24 delas agregadas como forma de otimizar o trabalho da Justiça Eleitoral sem ônus aos eleitores, além de 60.257 eleitores na comarca.

Resultado

Por conta de um corte de gastos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de funcionários que atuarão nas eleições 2016 será menor do que nos anos anteriores. Em função disso, a expectativa é de que a divulgação do nome dos candidatos eleitos no domingo aconteça mais tarde do que nos últimos pleitos, quando os eleitos foram conhecidos às 18h13, em 2012, última eleição municipal. Antes nós também trabalhávamos com postes de transmissão nos distritos para melhorar a apuração, e esse ano não teremos por causa desse corte orçamentário. Nossa expectativa é que até as 19 horas os resultados sejam divulgados, enfatiza Gealh.

Copyright © 2017 O Presente