Fale com a gente

Agronegócio Balanço do ano

“2023 foi de muito trabalho, conquistas e algumas frustrações”, avalia presidente do Sindicato Rural

Publicado

em

(Foto: O Presente)

“2023 foi um ano de muito trabalho, conquistas e algumas frustrações para o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon”. A avaliação é do presidente da entidade, Edio Chapla.

De positivo, ele cita o envolvimento do Sindicato em torno de muitas demandas do agro local e regional, como, por exemplo, o trabalho em conjunto com demais entidades visando um melhor combate à cigarrinha do milho.

Ele cita também os muitos encaminhamentos para sensibilizar deputados e senadores quanto à aprovação do marco temporal para demarcações de terras indígenas, uma das grandes preocupações do agro.

Chapla destaca ainda como positivo a destinação de recursos para o Conselho Comunitário de Segurança adquirir um fuzil, o qual está sendo empregado no trabalho da Patrulha Rural da Polícia Militar.

Ao mesmo tempo, o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon organizou uma reunião com a Polícia Rodoviária Federal para que fosse esclarecida a legislação sobre o tráfego de máquinas agrícolas nas rodovias.

Considerando a lei muito rigorosa com os agricultores, a entidade encaminhou expediente a representantes do Congresso Nacional para que o trânsito de maquinário seja menos severo e disciplinado.

Chapla destaca a luta em prol de dias melhores para a suinocultura e bovinocultura de leite, atividades que viveram dias de crise no transcorrer do ano de 2023 (no leite a crise continua).

O dirigente lembra também das muitas reuniões e encaminhamentos para reivindicar melhorias na energia elétrica da zona rural, ações que ainda estão deixando a desejar por parte do governo estadual.

Outro fato positivo foi a criação da Comissão de Mulheres do Agro de Marechal Cândido Rondon, que em 2024 deixará a fase burocrática de instalação de lado a fim de pôr em prática ações mais concretas.

De frustrante, Chapla menciona que, apesar dos muitos encaminhamentos feitos ao longo de 2023, muita coisa deixou de ser feita em se tratando de grandes demandas do agronegócio.

Ele acrescenta dizendo que o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon entrou em férias coletivas nesta semana e retomará suas atividades normais no dia 3 de janeiro.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente