O médico-veterinário Loreno Egídio Tafarel, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), confirmou na segunda-feira (12) um caso de raiva em Porto Mendes, distrito de Marechal Cândido Rondon.
Na última quinta-feira (8), o veterinário Felipe de Césaro manteve contato com a Adapar local e informou a morte de uma vaca que apresenta sintomas de ter contraído raiva.
Uma coleta foi providenciada e envidada ao laboratório de Curitiba, o qual oficializou na segunda-feira a morte relacionada à doença.
A Adapar fez o geoprocessamento e alerta todos os produtores bovinos num raio de 10 quilômetros do local do caso, abrangendo propriedades rurais dos distritos de Porto Mendes, Bom Jardim, Iguiporã e Bela Vista, em Marechal Rondon, São Marcos, Três Irmãs e Mercedes.
A raiva é uma doença viral que tem como característica o acometimento do sistema nervoso central, sendo que sua evolução é drástica e sempre letal.
É uma doença endêmica, transmitida por morcegos hematófagos, é considerada uma das maiores zoonoses em saúde pública, chegando a 100% de letalidade.
Com Adapar
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
