Teve início nesta segunda-feira (16), em Curitiba (PR), o Alimenta 2025 – Congresso e Feira Internacional da Proteína Animal, evento que reúne, até quarta-feira (18), representantes de todos os elos da cadeia produtiva no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Com foco na inovação, geração de negócios e fortalecimento da imagem do Brasil como potência agroindustrial, o Alimenta se consolida como espaço estratégico para debater o presente e o futuro do setor de proteína animal.
De acordo com uma das organizadoras do evento, Eliana Panty, a realização do Alimenta na Capital paranaense representa um momento oportuno e decisivo para o setor. O presidente do evento, Roberto Kaefer, reforça a importância da iniciativa. “Essa inovação de realizar o Alimenta é para dizermos ao Paraná e para o Brasil que as proteínas são muito importantes na economia”, frisou.
Sede do congresso, o Paraná se destaca como um dos maiores produtores nacionais de aves e suínos, além de ocupar a liderança na produção de peixes. Kaefer ressalta que o evento contribui para dar visibilidade à relevância do Estado. “Temos que mostrar isso através de uma ação como essa, uma feira, um congresso, pra que a gente possa discutir temas muito fortes ligados ao nosso setor, principalmente na questão da biosseguridade, que nós precisamos reforçar cada vez mais”, pontua.
Para Kaefer, o Alimenta propõe uma reflexão profunda sobre os rumos da cadeia produtiva. “O que nós queremos ser no futuro? O tamanho que a gente quer ser. O quanto nós temos que alimentar o mundo ainda mais”, questiona o presidente, ao destacar o papel crescente do Brasil na segurança alimentar global.
Programação técnica
A programação do primeiro dia começou às 13 horas com a abertura oficial da feira de negócios. Em seguida, às 14 horas, o Congresso Alimenta 2025 deu início aos debates com o Painel de Lideranças, que abordou os “Desafios da Economia e Mercados das Proteínas Animais”.
O painel foi coordenado pelo executivo José Antônio Ribas Júnior e contou com a presença de importantes nomes do setor: Elias José Zydek (Frimesa), Fabio Stumpf (BRF), Arene Trevisan (Seara Alimentos), Irineo da Costa Rodrigues (Lar Cooperativa), Ricardo Santin (ABPA), Roberto Kaefer (Sindiavipar), Jacir Dariva (APS), Losivanio de Lorenzi (ACCS) e Valdecir Folador (Acsurs).
Outro destaque da abertura foi a Palestra Magna, às 16h30, com o tema “Cenário Global das Proteínas Animais – passado, presente e futuro”, conduzida por Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (banco do BRICS). Empresário, cientista social, diplomata e economista, Troyjo trouxe uma visão ampla sobre o papel do Brasil no contexto internacional das proteínas.
A cerimônia oficial de abertura ocorreu às 18 horas, com a presença de lideranças empresariais e autoridades. Encerrando a programação do dia, a Aviagen promoveu um coquetel de boas-vindas, às 19 horas.
Com uma programação intensa até quarta-feira (18), o Alimenta 2025 promete ser um marco para o setor de proteína animal, reunindo especialistas, lideranças políticas e empresariais, pesquisadores e investidores em um ambiente dedicado à inovação, biosseguridade, sustentabilidade e expansão global da produção brasileira.
Quem faz acontecer
O Alimenta – Congresso e Feira de Proteína Animal é uma realização de O Presente Rural, em parceira com Holus Comunicação e Sindiavipar, com correalização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (Fundep).
O evento conta com a Vaccinar como expositora platinum e com a participação de empresas expositoras como Agrifirm, Alivira, Aviagen, Biocamp, Boehringer Ingelheim, Biochem, Buchi Brasil, Cobb, De Heus, Feedis, Huvepharma, Mebrafe, Imeve, Oligo Basics, Ourofino, Prado, Poly Sell, Provita, Sanex, Sauvet, Suiaves, Zheng Chang do Brasil, Phibro e Natural BR Feed.
E ainda conta com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Copel e com o apoio da Fiep, da Frimesa, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Adapar), do Governo do Paraná, além do apoio institucional de importantes entidades do setor: Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos (Anfeas), Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores (Asumas), Asgav, Coopavel e Embrapa.





O Presente Rural com Assessoria Alimenta
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
