A 13ª edição do tradicional Dia de Campo da Mandioca está marcada para a próxima quinta-feira (14), na Fazenda Experimental da Atimop/IDR, no distrito de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon.
Promovido pela Associação Técnica das Indústrias da Mandioca, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), o evento será iniciado às 13 horas e deve reunir um grande número de produtores.
O encarregado do Setor de Mandiocultura da Agrícola Horizonte e um dos coordenadores do encontro, Sigmar Herpich, diz que será uma tarde de campo, com palestra sobre tendência de mercado e mercado atual, climatologia e previsão do tempo para o próximo ano. “Com isso, o produtor poderá programar as suas atividades baseadas nas previsões climáticas”, expõe.
Logo após, haverá quatro estações simultâneas de palestras técnicas. Na estação do IDR-PR serão expostas as principais variedades de mandioca do Instituto e ensinados os manejos importantes da cultura. Na estação da Embrapa serão expostas as principais variedades de mandioca da empresa, pragas relacionadas à cultura da mandioca e plantio direto. As outras duas estações serão da Unioeste, uma sobre doenças importantes da cultura da mandioca e controle químico de plantas daninhas e outra mostrando como funciona o sauveiro, para o agricultor entender a melhor forma de fazer o controle.
No final será realizada dinâmica com uma colheitadeira de mandioca, que já está no mercado e é inédita na nossa região, seguida do tradicional arrancadão de mandioca. No final haverá uma confraternização com os participantes.
Com Rádio Difusora
