O Presente
Agronegócio

Cooperativas movimentam R$ 10 bi por ano e sustentam a economia de 130 municípios do Paraná

Dia do Cooperativismo com destaque para a relevância econômica e social do setor


calendar_month 9 de julho de 2025
2 min de leitura

A importância das cooperativas para o agronegócio e para a economia do Paraná foi tema de um evento que também celebrou o Dia Internacional do Cooperativismo. Durante o encontro, autoridades destacaram o papel estratégico do setor para o desenvolvimento do Estado.

“As cooperativas são o esteio da produção do nosso Estado. Temos muito orgulho, como paranaenses, de ter tantas cooperativas importantes aqui, impulsionando a nossa economia e servindo de modelo para o resto do mundo”, afirmou o governador em exercício, Darci Piana.

Atualmente, o Paraná conta com mais de 200 cooperativas, que somam cerca de R$ 10 bilhões em investimentos anuais e geram aproximadamente 150 mil empregos. Em 130 municípios, o cooperativismo é o principal motor da economia local.

O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, reforçou o impacto positivo das cooperativas em diferentes áreas. “Certamente o Paraná não seria o que é sem a presença forte do cooperativismo, seja na produção agrícola, no processamento agroindustrial, no crédito, na educação, na saúde, na cultura ou na infraestrutura”, disse.

Como parte das comemorações, foi inaugurada uma exposição que retrata os 100 anos da Frísia, a primeira cooperativa de produção agropecuária do Estado. O presidente da entidade, Geraldo Slomb, destacou os pilares que sustentam o modelo. “O cooperativismo tem em si diretrizes de trabalho muito simples, mas que deram certo: trabalhar bem, com transparência e governança, para com o cooperado. E tendo o governo junto, nos apoiando, faz com que esse modelo seja imbatível”, afirmou.

Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, o Paraná vive um período de inovação na produção agropecuária. “A economia do Paraná praticamente dobrou de tamanho nos últimos anos, e parte disso é responsabilidade das cooperativas. Elas são exemplo em sustentabilidade, industrialização e geração de empregos e renda”, pontuou.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, também ressaltou o alcance do cooperativismo no Estado. “Hoje, o cooperativismo paranaense representa quase dois terços da produção do Paraná. Metade disso é industrializado em alguma das nossas 153 agroindústrias, que exportam para 150 países. É um modelo que deu certo e que segue crescendo”, concluiu.

Com Catve

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.