A última quinta-feira (5) marcou um passo importante para a agricultura sustentável na região com a realização do 1º Dia de Campo de Feijão Agroecológico, em Entre Rios do Oeste.
O evento, sediado na Fazenda Experimental Prof. Alcebíades Luiz Orlando, sob a organização do Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia, Mandioca e Agricultura Sustentável (CVT) da Unioeste, reuniu produtores rurais, técnicos, estudantes e representantes de instituições em torno de práticas que promovem a produção de alimentos saudáveis e o equilíbrio ambiental.
A abertura do evento contou com a fala da gestora do projeto CVT, professora doutora Edleusa Pereira Seidel, reforçando o compromisso da instituição com a disseminação de tecnologias e conhecimentos em agroecologia. Além dela, autarquias diversas também estiveram representadas, sublinhando o apoio institucional e a relevância que o tema ganha nas agendas de desenvolvimento regional.
O foco principal do dia de campo foi o cultivo de mais de 50 variedades de feijões; sendo, comerciais e crioulas. Com estes cultivos demonstrou-se a diversidade genética e o potencial de adaptação das variedades ao cultivo agroecológico. A área demonstrativa permitiu aos agricultores visualizarem e entender as características de cada uma delas, auxiliando na escolha de qual variedade a ser utilizadas em suas lavouras.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em uma dinâmica roda de conversa com o pesquisador do IDR Paulo Cézar Lopes, o produtor de sementes Airton Citolin e o produtor orgânico Herbert Bier, que fomentaram a troca de experiências a respeito de temas diversos, como: doenças, pragas, melhoramento, ciclo de cultivos, importância das sementes crioulas para pequenos produtores e mercado consumidor, dentre outros.
A participação engajada de produtores, que buscam alternativas mais sustentáveis e rentáveis, e de estudantes, que representam o futuro da agricultura, evidenciou o crescente interesse pelo cultivo de feijão agroecológico na região.
O 1º Dia de Campo de Feijão Agroecológico se consolida como uma iniciativa fundamental para fortalecer as redes de conhecimento e impulsionar a produção de alimentos de forma responsável no Oeste do Paraná.



Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
