Fale com a gente

Agronegócio Transmissão ao vivo

Dia do Avicultor O Presente Rural/Lar debate desafios e oportunidades do setor nesta quinta-feira

2ª edição do evento acontece em formato híbrido, com a participação presencial para convidados em Marechal Rondon e on demand para quem tiver interesse em assistir ao vivo pelos canais de O Presente Rural no Facebook e no YouTube

Publicado

em

A partir de uma realização do Jornal O Presente Rural, em parceria com a Lar, terceira maior cooperativa do Paraná e a maior do agronegócio brasileiro em geração de empregos, acontece, nesta quinta-feira (25), a 2ª edição do Dia do Avicultor, em formato híbrido, com a participação presencial para convidados em Marechal Cândido Rondon (PR) e on demand para quem tiver interesse em assistir ao vivo pelos canais de O Presente Rural no Facebook e no YouTube ou na hora que você quiser. Acompanhe a transmissão em tempo real acima.

Fundador de O Presente Rural, jornalista Arno Kunzler, abriu a programação na manhã desta quinta-feira (25) (Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural)

Números

Atualmente, o Paraná responde por 34% da produção avícola nacional e é responsável por cerca de 40% das exportações brasileiras, contribuindo para que o Brasil figure entre os maiores produtores de frango do mundo.

“Esses números por si só já dão uma dimensão do quanto a avicultura movimenta a economia paranaense e contribuiu para alavancar o agronegócio do país”, declara o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) e da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineo da Costa Rodrigues.

Conforme levantamento do Sindiavipar, no Paraná aproximadamente 20 mil produtores se dedicam à avicultura, com o setor empregando diretamente 90 mil pessoas. Segundo um estudo de impacto econômico da atividade, para cada emprego criado na indústria são gerados outros 16 de forma indireta. “Estamos falando de uma atividade que gera entre 1,3 a 1,4 milhão de empregos no Paraná, ou seja, com pouco mais do que 10 milhões de habitantes, dá para dizer que mais de 10% da população paranaense é impactada pela avicultura, de alguma forma, direta ou indiretamente, se vive desta atividade ou ela tem uma importância muito grande na economia de cada cidadão paranaense. É uma atividade que gera emprego e renda no campo e que movimenta todos os setores na cidade”, enfatiza Rodrigues.

O presidente da Lar e do Sindiavipar lembra que até bem pouco tempo a região Oeste era exportadora de milho (grão é o principal ingrediente da ração animal) e o hoje é importadora líquida do cereal para desenvolver a avicultura. “A região Oeste do Paraná recebe milho do Paraguai todos os anos, do Mato Grosso do Sul e muitas vezes ainda de outros Estados do Centro-Oeste, o que agrega valor, gera emprego, aumenta arrecadação de impostos e faz a economia circular na nossa região. Por isso comemorar o Dia do Avicultor tem uma enorme importância e O Presente Rural sempre está na vanguarda, lembrando desta e de tantas outras datas, promovendo eventos como esse para enaltecer a cadeia produtiva e o quanto o setor é pujante em nossa região”, destaca Rodrigues.

Presidente do Sindiavipar e da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineo da Costa Rodrigues: “Comemorar o Dia do Avicultor tem uma enorme importância e O Presente Rural sempre está na vanguarda” (Foto: Divulgação/Lar)

Oportunidade única

O diretor de Comunicação e Marketing de O Presente Rural, Selmar Franck Marquesin, expõe que o Dia do Avicultor oferece uma oportunidade única para debater assuntos relevantes ao dia a dia da cadeia produtiva. “Somos obstinados em produzir conteúdo de qualidade, mas, acima de tudo, que faça a diferença no agronegócio, que seja útil no dia a dia das fazendas, das agroindústrias e nas tomadas de decisões. O Dia do Avicultor reúne palestras e debates em prol de uma cadeia mais sustentável e atenta aos atuais desafios e oportunidades, mas, também, é um evento para valorizar quem faz da avicultura uma atividade pujante no país, levando alimentos de sabor e qualidade para o Brasil e ao exterior”, ressalta Marquesin.

Em pauta vão estar temáticas sobre mercado, nutrição, manejo, produção sustentável, sanidade, bem-estar e biosseguridade.

Diretor de Comunicação e Marketing de O Presente Rural, Selmar Franck Marquesin: “O Dia do Avicultor reúne palestras e debates em prol de uma cadeia mais sustentável e atenta aos atuais desafios e oportunidades, mas, também, é um evento para valorizar quem faz da avicultura uma atividade pujante no país, levando alimentos de sabor e qualidade para o Brasil e ao exterior” (Foto: Sandro Mesquita/OP Rural)

Programação

O superintendente de Suprimentos e Alimentos da Lar, Jair Meyer, abre a programação com a palestra “Mercados da avicultura do Paraná, do Brasil e do mundo”. Logo após, às 09h30, o médico-veterinário, doutor em Ciências Veterinárias e mestre em Produção e Nutrição Animal, Erich Helfer Carvalho, vai explanar sobre “Biosseguridade na Avicultura”.

Em seguida, fatores que afetam a conversão alimentar serão abordados pelo engenheiro agrônomo Marcelo Torreta, a partir das 10h20; e, às 11h10, a médica-veterinária, professora, doutora em Zootecnia e mestre em Nutrição Animal, Jovanir Inês Müller Fernandes, encerra a programação da manhã com a palestra “Saúde intestinal dos frangos de corte como ferramenta de melhoria dos resultados produtivos e econômicos”

A agenda técnica será retomada às 13h30, com a palestra “Manejo inicial e programa de luz”, ministrada pelo médico-veterinário Lucas Schneider. Na sequência, às 14h20, o professor, doutor em Zootecnia na área de Nutrição e Produção de Monogástricos, Thiago Petrolli, vai discorrer sobre “Manejo pré-abate”.

E o gerente de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis em Nutrição e Saúde Animal, José Francisco Miranda, dará continuidade a programação com a palestra sobre “Avançando de forma inteligente na produção sustentável de aves”, com início às 15h30. O representante da Anfeas, Luiz Cavagnoli, que atua como gerente de Engenharia, será o responsável por encerrar o ciclo de palestras, a partir das 16h20, quando vai falar sobre “Manutenção de granjas versus performance da atividade”.

O encerramento do 2º Dia do Avicultur está previsto para as 17h10.

Somando forças com O Presente Rural

O 2º Dia do Avicultor O Presente Rural/Lar conta ainda com o apoio da O evento conta com o apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) e Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos (Anfeas).

O evento tem patrocínio ouro da Agroceres Multimix, Anco Fit Poultry, Boehringer Ingelheim, Bta Aditivos, Cobb e DSM; prata da Biochem, Cinergis, Imeve, Inobram, Huvepharma, Phileo e Sicredi; e bronze da AB Vista, American Nutrients, Anpário, Nnatrivm e Oligo Basics.

O Presente Rural

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente