A Copagril sempre busca estar à frente com as inovações que chegam no mercado. E na agricultura esta característica não é diferente. Cada vez mais a cooperativa tem buscado tecnologias que possam auxiliar os associados e melhorar os resultados na lavoura.
Entre as iniciativas da Copagril está a implantação da agricultura 5.0.
“A agricultura 5.0 representa a quinta revolução no setor de produção agrícola aplicada no campo, marcada por um grande avanço no processamento de dados das lavouras, proporcionando tomadas de decisões, que passa a utilizar cada vez mais a robótica e a inteligência artificial para proporcionar maior precisão e produtividade no campo”, relata o supervisor do Setor Agronômico, engenheiro agrônomo Paulo Brunetto.
Ele explica que se trata de um sistema de monitoramento que utiliza um VANT (veículo aéreo não tripulado), os chamados drones, com hardware de captura de imagens. “Com a utilização da inteligência artificial é possível identificar nas áreas monitoradas pragas, doenças e plantas daninhas de forma preventiva e preditiva”, menciona.
Esta iniciativa, segundo Brunetto, mostra que a Copagril está atenta às tecnologias disponíveis no mercado. “Há dez anos disponibilizamos a agricultura 4.0, que permanece até os dias atuais, que já proporcionou aos nossos associados o mapeamento da fertilidade de solo para uma correção e adubação precisa por meio da agricultura digital. Agora disponibilizamos a agricultura 5.0, que, além de um maior índice de informações e maior capacidade de processamento de dados, permite alcançar a autonomia de decisão, utilizando a inteligência artificial em favor do associado”, destaca.
Custo x benefício
Em termos de custo-benefício, o engenheiro agrônomo diz que são vários fatores que positivam a agricultura 5.0. “A velocidade na gestão de dados do campo proporciona uma produção otimizada, pautada em sustentabilidade e eficiência produtiva, resultante de um diagnóstico obtido através de uma inteligência artificial, possibilitando velocidade nas tomadas de decisões no que tange aos manejos”, enfatiza, complementando: “podemos dizer que o grande ganho é a velocidade da informação, pois em 24 horas após ser feito o voo os mapas já estarão disponíveis”.
Diagnóstico
O mapeamento nas lavouras é feito semanalmente. “De sete em sete dias são feitos os voos para captura de imagens para a emissão dos mapas de diagnósticos. De
posse dos mapas, o associado, juntamente com seu assistente técnico, definirão o manejo a ser realizado. Inclusive, se o associado já tiver tecnologia compatível em seu pulverizador para a leitura dos mapas, ele será conectado ao mesmo para fazer a aplicação em taxa variável”, comenta Brunetto.
Na prática
Sergio Luiz Ragazzan, associado da Copagril que tem sua propriedade em Novo Três Passos, distrito de Marechal Cândido Rondon, é assistido tecnicamente pelo engenheiro
agrônomo Vinicius Tomimatsu Lemke. Ele está colocando em prática a agricultura 5.0 Copagril em sua lavoura na atual safra de verão. “É uma nova tecnologia que a Copagril está disponibilizando e como todas as novidades sou favorável. Por isso, estarei utilizando o monitoramento em parte das minhas áreas, para ver como o sistema funciona e a sua viabilidade”, declara o associado. “Meu equipamento de pulverização está preparado para receber as informações e fazer a aplicação localizada dos defensivos”, conta.
Conforme o engenheiro agrônomo da unidade Rondon, Vinicius Tomimatsu Lemke,
na área do associado Ragazzan será feito o monitoramento durante toda a safra de 2022/2023, a safra de soja verão. Semanalmente, a partir do plantio da soja, será realizado o monitoramento durante aproximadamente 120 dias, até a colheita, período em que deverão acontecer em torno de 20 voos em sua lavoura. As informações coletadas pelos drones serão repassadas ao produtor, que poderá transferir tecnologicamente para o seu pulverizador, para realizar o manejo sobre os alvos identificados, como pragas, doenças e plantas. Será um diagnóstico na palma da mão”, enaltece.
Como acessar esta tecnologia
A tecnologia da agricultura 5.0 já está disponível para os associados da Copagril na atual safra. “Para a contratação do serviço o associado pode contactar seu assistente técnico na unidade Copagril, o qual estará apresentando e explicando a metodologia da agricultura 5.0 Copagril”, orienta Brunetto, destacando: “o objetivo da Copagril é disponibilizar ao seu associado o que tem de mais avançado em tecnologias disponíveis no mercado, auxiliando o produtor a ter diagnóstico de níveis no campo, agregando maior velocidade nas tomadas de decisões na realização do manejo de pragas, doenças
e plantas daninhas, resultado de uma agricultura de conectividade”, e finaliza: “isto é tecnologia, é estar um passo à frente, é o agro do futuro que a Copagril está disponibilizando no presente aos seus associados”.





O Presente Especiais/Copagril
