Duas startups chegam para somar ao ecossistema de Inovação do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR).
As empresas Netword Agro e Sismetro formalizaram a parceria com o PTI na segunda edição do AgroInova, realizado no dia de Campo da Copagril, na semana passada, em Marechal Cândido Rondon. As assinaturas das parcerias, realizadas no primeiro dia do evento, visam conectar e aproximar as instituições que trabalham com inovação no agro para, em conjunto, propor e desenvolver soluções tecnológicas para as demandas do setor.
As empresas são especializadas no desenvolvimento de tecnologias e soluções para a Indústria 4.0 e para o monitoramento digital de solos e lavouras e estarão sediadas na Incubadora Santos Dumont de Marechal Rondon.
A Sismetro é uma startup especializada no desenvolvimento de tecnologias para hospitais e operações críticas, dentre elas o agronegócio, para a gestão de ativos e gestão de manutenção de maquinário agrícola e agroindústrias.
A NetWord Agro é uma startup de tecnologia de monitoramento digital de solos e lavouras para culturas de extensão, possui assertividade superior a 95% e contempla visão computacional, modelagem matemática dos padrões de solos e lavouras e um software de Inteligência Artificial.
Agro mais tecnológico
O diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, afirma que a missão dessas empresas possui bastante sinergia com o propósito do Parque Tecnológico em desenvolver ciência e tecnologia em prol da sociedade, “e será possível intensificar a transformação digital no agronegócio e consequentemente aumentar a produtividade no setor, a partir do uso dessas tecnologias mais avançadas e inovadoras”, afirmou.
Marcos Ferronato, CEO da empresa Netword Agro, afirma que essa nova relação e parceria com o PTI é uma forma de catalisar todos os propósitos que a empresa tem com ESG, trazendo mais sustentabilidade e maior rentabilidade para os agricultores.
De acordo com Alex França, CEO da Sismetro, essa parceria vem para atender as necessidades atuais no agro e para “desenvolver o ecossistema local, criar novos empreendedores e ainda contribuir com a caminhada dos empreendedores desta área”
AgroInova
A segunda edição do AgroInova foi realizada entre os dias 18 e 20 de janeiro no Dia de Campo da Copagril, em Marechal Rondon, e levou para perto dos produtores a dinâmica de um centro de inovação, com tecnologias e startups.
O AgroInova foi estruturado para ser um ambiente com ampla exposição de tecnologias, possibilitando o estimulo à inovação no agronegócio, instigando o fomento a negócios, a integração de conhecimento e a promoção de novas soluções para o setor.
O general Eduardo Garrido destacou a importância da participação do Parque Tecnológico Itaipu no Dia de Campo. “Esse evento mostra como nós estamos trabalhando para fortificar o agronegócio na região Oeste do Paraná, e se nós queremos continuar a ter esse setor pujante e forte, nós temos que cada vez mais investir em inovação e tecnologia”, afirmou.
A programação iniciou com a abertura oficial dos stands, e contou, no decorrer dos dias, com palestras voltadas ao futuro do agronegócio, rodas de conversas com produtores, mesa redonda e ainda um coquetel de lançamento do programa de Sucessão Familiar do SICREDI em parceria com a Copagril e o Parque Tecnológico Itaipu, que busca garantir a longevidade dos relacionamentos no agro junto às novas gerações.
Dia de Campo Copagril
Realizado na Estação Experimental, em Marechal Rondon, o Dia de Campo Copagril é uma espécie de laboratório ao ar livre que traz à agricultura e demais atividades rurais soluções tecnológicas, além de estimular a inovação no agronegócio.
Anualmente, a feira reúne milhares de cooperados, clientes e visitantes que passam para conferir as novidades em soja, milho, pastagens, insumos para a agricultura e também pecuária.




Com PTI