O Presente
Agronegócio

Frimesa vai rastrear toda cadeia de abastecimento dentro de arrojado calendário ESG

calendar_month 10 de setembro de 2023
4 min de leitura

Cooperativa é a 1ª do Brasil a estabelecer um compromisso claro e mensurável para impulsionar os critérios ESG, abrangendo sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa em todas as suas operações até 2040

Sede da Frimesa em Medianeira (PR): seis unidades de produção no Oeste paranaense e 11.300 funcionários

A Frimesa é a primeira cooperativa do Brasil a estabelecer um compromisso claro e mensurável para impulsionar os critérios ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance), abrangendo a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa em todas as suas operações até 2040.

O anúncio foi feito pelo presidente executivo da organização, Elias José Zydek, no âmbito do Fórum ESG, evento promovido pela Frimesa no último dia 29 de agosto. No encontro, que reuniu as principais empresas do setor, foram abordados temas que abrangem tópicos sociais, ambientais e climáticos vinculados à busca pela sustentabilidade.

Com uma sólida trajetória de quatro décadas e meia no mercado de alimentos no Brasil, a cooperativa mantém a confiança em sua capacidade de expandir sua produção de maneira sustentável. Isso visa proporcionar produtos de excelência e seguros aos consumidores, ao mesmo tempo que contribui para a construção de um futuro mais sustentável.

Um exemplo tangível deste compromisso é a meta estabelecida de atingir 100% de rastreabilidade em sua cadeia de abastecimento até 2030. O objetivo reafirma o compromisso da empresa em compartilhar e documentar todo o percurso de qualidade que cada alimento percorre até chegar na mesa do consumidor.

Além disso, tem como alvo estabelecer um Comitê de Sustentabilidade e implementar práticas de biossegurança em 80% das suas granjas para prevenir doenças, como a peste suína.

A empresa busca também reduzir em 25% a gravidade dos acidentes, atingir um índice de reutilização de água de 10% e implementar diligência, gestão de riscos socioambientais e conformidade com os princípios ESG (ambientais, sociais e de governança). Outro importante meta é certificar todas as unidades fabris em bem-estar animal.

ATÉ 2030

Alcançar uma marca de 100% de rastreabilidade em toda a cadeia de suprimentos. Diminuir em 50% as ocorrências de acidentes de trabalho. Realizar auditorias abrangentes em 100% dos fornecedores críticos, abordando questões relacionadas aos direitos humanos, condições trabalhistas e impacto ambiental. Reduzir o consumo de água nas operações industriais em 10%. Cumprir a meta de 95,7% de fontes de energia provenientes de recursos renováveis nas indústrias. Alcançar um sistema de logística reversa para embalagens, abrangendo 26% do total. Promover a presença de mulheres e outras minorias em cargos de gestão, buscando atingir 30% de representação.

ATÉ 2040

Alcançar a utilização de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis em 50%. Atingir a neutralidade de carbono no escopo 1.

O presidente sxecutivo da Frimesa, Elias José Zydek, ressalta que essas metas refletem a determinação da empresa em liderar a evolução em direção a um futuro mais sustentável e inclusivo.

“Nossa perspectiva vai além do presente; vislumbramos um horizonte que se estende para além de 2040, deixando um legado que será transmitido de geração em geração. Nossa jornada de sustentabilidade, que inclui a integração dos pilares ESG de maneira transversal nos negócios, fortalecerá nossa posição no mercado e contribuirá para um amanhã mais promissor”, afirma Elias.

TOP 50 NO BRASIL

Elias Zydek no Fórum ESG

Segundo a pesquisa da Kantar, no Brasil, a Frimesa se destaca entre as 50 marcas mais consumidas no Brasil, ocupando a 42ª posição. Com foco em agregar valor às cadeias produtivas de suíno e leite, a cooperativa concentra suas operações industriais na região Oeste do Paraná, com um total de seis unidades de produção, das quais três são dedicadas ao processamento de carne suína, incluindo a moderna Unidade Frigorífica de Assis Chateaubriand, inaugurada em dezembro de 2022. Outras três unidades estão voltadas para a produção de produtos derivados de lácteos. A sede central da empresa está situada em Medianeira.

A Frimesa Cooperativa Central possui uma trajetória de 45 anos no mercado A capacidade de exportação da empresa permite atender a mercados nos cinco continentes.

No âmbito nacional, a Frimesa mantém oito filiais de vendas e treze centros de distribuição, estrategicamente localizados pelo Brasil.

Atualmente, a empresa é composta por aproximadamente 11.300 mil colaboradores. No decorrer do ano de 2022, a Frimesa registrou um marcante incremento de 9,26% em seu faturamento em relação ao ano precedente, totalizando em 5,5 bilhões de reais. Simultaneamente, a empresa expandiu sua base de clientes ativos para um total de 47.994.

Por Jairo Eduardo. Ele é jornalista, editor do Pitoco e assina essa coluna semanalmente no Jornal O Presente

pitoco@pitoco.com.br

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.