O Governo Federal tem expectativas positivas para o combate à gripe aviária no Brasil e acredita que, dentro de 30 dias, a situação estará controlada.
A notícia foi comunicada na quinta-feira (15) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, após um caso de influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.
Segundo lideranças do setor, o país já estava preparado para qualquer possível foco do vírus. Segundo o presidente Sindiavipar, Roberto Kaefer, as empresas, em conjunto com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), vêm trabalhando desde 2023 com o acordo sanitário comercial.
Milhões de ovos de matrizes, que vinham do Rio Grande do Sul para o Paraná, foram descartados após rastreamento relacionado à gripe aviária. Paraná finaliza descarte de 10 milhões de ovos após rastreamento ligado à gripe aviária
No Paraná, a preocupação é grande, já que 34% da carne de frango vendida para o exterior saem das granjas do estado. Além disso, o maior rebanho de galináceos do país está localizado em Cascavel, cidade que lidera o ranking nacional desde 2021, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com Catve
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
