Fale com a gente

Agronegócio Show Rural

Melhores da suinocultura em 2023 são reconhecidos pela Coopavel 

Casal Ademir e Neuza Oldoni, de Cascavel, conquistaram o 1º lugar ao obter o resultado de 1,769 em uma média anual de 1,8205 com conversão ajustada e a mortalidade média do período foi de 0,74%.

Publicado

em

(Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural)

Na tarde desta quinta-feira (8), no Pavilhão da Pecuária do Show Rural, os destaques da suinocultura integrados à Coopavel foram homenageados em uma cerimônia especial. Pelo quarto ano consecutivo, o setor de Fomento de Suínos da cooperativa reconhece o trabalho e talento dos cinco melhores criadores, entre os mais de 130 produtores integrados. Todos os premiados receberam um troféu e outros prêmios.

O casal Ademir e Neuza Oldoni, de Cascavel, conquistou o primeiro lugar, seguido por Ilair Alves de Morais, de Matelândia, em segundo lugar, Edgar Koning, de Toledo, em terceiro, Bruno Miguel Arenhart, de Cascavel, em quarto, e Edinaldo Dufek/Debora Cristina Domiciano, de Corbélia, em quinto lugar.

O casal Oldoni obteve o resultado de 1,769 em uma média anual de 1,8205 com conversão ajustada e a mortalidade média do período foi de 0,74%.

Neuza Oldoni, de Cascavel, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Melhores da Suinocultura da Coopavel (Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural)

Apoio familiar impulsiona sucesso na suinocultura

Donos de uma pequena propriedade rural na comunidade Alto Bom Retiro, em Cascavel, Neuza conta que já são mais de 30 anos dedicados à atividade, enfatizando que a conquista é reflexo da dedicação, tempo e atenção dedicada à criação de suínos. “Trabalhamos em família e nossa rotina começa cedo, não temos hora para acabar. Essa atividade exige dedicação, tempo e muita atenção. Não tem domingo, nem feriado. Como nosso sistema é tratar os suínos manualmente, precisamos ter uma rotina e não podemos falhar nos horários”, menciona.

O casal, que administra um barracão com capacidade para até 500 suínos em terminação, planeja expandir suas instalações no futuro.

Quando questionada sobre a ausência do marido na premiação, ela destaca um dos motivos que levaram o casal a sair do 5º lugar, conquistado em 2022, para o 1º lugar em 2023. “Hoje estou aqui recebendo essa premiação e o Ademir está cuidando dos animais. Para você chegar ao primeiro lugar não pode abandonar a atividade um dia sequer. A criação de suínos é nossa prioridade, por isso sempre estamos dentro do barracão, 24 horas por dia, acompanhado de perto o crescimento dos animais”, pontua, enfatizando: “Me sinto muito privilegiada. Esse prêmio não é só mérito nosso, é também do médico-veterinário Gustavo, que sempre nos deu suporte para alcançarmos os resultados que hoje atingimos através de muito trabalho e dedicação”.

Reconhecimento

O gerente da área de Suínos da Coopavel, Genezio Garbin, ressalta que a premiação não apenas reconhece o trabalho dos produtores, mas também destaca o compromisso da cooperativa em promover resultados de excelência na suinocultura integrada. “Essa premiação representa o trabalho de uma grande equipe junto com as famílias dos produtores, em que se busca o melhor resultado da nossa suinocultura integrada, porque além de ter uma boa qualidade, o produtor reconhecido tem uma melhor remuneração. Para nós da Coopavel, como integradora, esses cinco produtores representam o menor custo por quilo de suíno produzido no ano passado. Por isso é tão importante que o trabalho deles seja destacado e reconhecido”, evidencia.

A premiação representa não apenas o sucesso individual dos produtores, mas também o compromisso da Coopavel em fornecer suporte e incentivo para toda a cadeia produtiva. Garbin enfatizou a importância de reconhecer e incentivar o esforço conjunto para garantir resultados cada vez melhores no futuro.

Ilair Alves de Morais, de Matelândia, conquistou segundo lugar no Prêmio Melhores da Suinocultura da Coopavel 2023 (Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural)

Edgar Koning, de Toledo, conquistou terceiro lugar no Prêmio Melhores da Suinocultura da Coopavel 2023 (Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural)

Bruno Miguel Arenhart, de Cascavel, conquistou quarto lugar no Prêmio Melhores da Suinocultura da Coopavel 2023 (Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural)

Edinaldo Dufek/Debora Cristina Domiciano, de Corbélia, conquistou quinto lugar no Prêmio Melhores da Suinocultura da Coopavel 2023 (Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural)

O Presente Rural

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente