Os preparativos para a 2ª edição do Dia do Suinocultor O Presente Rural, em parceria com a Frimesa, seguem a todo vapor. A programação será realizada nesta quinta-feira (20), no Pavilhão da Comunidade Católica, em Marechal Cândido Rondon. Destinado a produtores, líderes do setor e profissionais envolvidos na cadeia produtiva da suinocultura, o evento adotará um formato híbrido, combinando participação presencial para convidados e transmissão ao vivo pelos canais digitais do Jornal O Presente Rural no Facebook e YouTube, clique aqui e acesse o link da live.
Com a visão de impulsionar uma suinocultura mais sustentável e adaptada aos desafios atuais, o Dia do Suinocultor oferecerá um dia repleto de palestras, painéis, debates e compartilhamento de informações valiosas.
Os participantes terão a oportunidade de se atualizar sobre as tendências, inovações e melhores práticas da cadeia suinícola, além de discutir questões-chave, soluções e estratégias para o desenvolvimento contínuo do setor.
Conforme o diretor do O Presente Rural, Selmar Frank Marquesin, o objetivo do evento é oferecer conhecimento e oportunidades de constantes melhorias nos resultados da atividade suinícola. “Nossos palestrantes são conhecedores profundos dos assuntos que serão abordados, com um visão holística para todos os elos da cadeia, desde a propriedade até a mesa do consumidor. Estamos animados em poder contribuir ainda mais com a suinocultura, um dos pilares fortes do agronegócio brasileiro”, comenta.

Programação
08h15 – Abertura e início das transmissões
09 horas – Status dos abates no frigorífico de Assis Chateaubriand, com Elias Zydek, presidente da Frimesa.
09h20 – Mercado de carnes – Cenário atual e perspectivas futuras para a carne suína, com Luis Rua, diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
10 horas – Desafios sanitários da suinocultura, com Ricardo Lippke, médico-veterinário, mestre em Sanidade Animal.
11 horas – Importância da mão-de-obra na suinocultura, com Tiago Feldens Paranhos, médico-veterinário.
11h40 – O papel da nutrição frente aos desafios sanitários da suinocultura, com Prof. Cesar Garbossa, Mestre em Ciências Veterinárias.
14 horas – Fluxo de produção e o impacto na sanidade dos animais, com César Feronato, médico-veterinário, mestre em Ciência e Sanidade Animal.
14h40 – Máximo valor da carcaça suína, com Gustavo Freire Resende Lima, zootecnista, mestre em Produção e Nutrição de Monogástricos.
15h20 – Impactos da sanidade na produção e abate de suínos, com Valdecir Mauerwerk, médico-veterinário, gerente de Suprimentos de Suínos da Frimesa Cooperativa Central.

O Presente Rural
