O Presente
Agronegócio

Petróleo cai quase 10% em uma semana em meio à crise global – por João Luis Nogueira

calendar_month 7 de outubro de 2023
2 min de leitura

Não dá mais pra disfarçar, estamos vivendo uma crise de proporções ainda sub estimada pela sociedade econômica mundial. Na mesma semana que o dólar ultrapassou a barreira dos R$ 5,00, chegando R$ 5,15, ainda com viés de alta, o petróleo do tipo brent, o mais comercializado no mundo, despencou 9,66%, até este momento que estou escrevendo este artigo.

Imagino que a Organização dos Produtores de Petróleo (OPEP) deve, através de seus líderes, repensando a estratégia de cortes na produção para, segundo argumento deles, “promover a estabilização dos preços dessa commoditie tão crucial para a economia mundial até dezembro de 2023”.

Pelo jeito, a estratégia que parecia estar dando certo, esbarrou numa demanda que não responde a contento. A posição do Banco Central dos Estados Unidos, na última semana, de que vai continuar com a política restritiva de manter ou até aumentar a taxa de juros para a conter a inflação, mostrou que o dólar ainda é muito forte e porto seguro de investidores do mundo todo em momentos de incertezas econômicas, e, neste caso, os papéis americanos se tornam atrativos e inevitavelmente atrai investidores, sobretudo de países em desenvolvimento e produtores de commodities como Brasil, por exemplo.

Este cenário descrito acima explica a queda brusca do petróleo e outras commodities como soja. Neste contexto de incertezas, todo cuidado é pouco, e imaginar que as margens dos preços das commodities como um todo vão se elevar e se aproximar de valores de outrora, penso que seria imaginar numa demanda também de outrora, que na verdade nunca existiu.

João Luis Nogueira é diretor do Departamento de Agronegócios da Prefeitura de Toledo, presidente do Conselho de Agronegócios, palestrante e consultor

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.