O Presente
Agronegócio

Presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon fala sobre alerta da cigarrinha do milho

Monitoramento é importante para garantir plantio e safra cada vez melhores


calendar_month 20 de janeiro de 2023
2 min de leitura

Durante o Dia de Campo da Copagril, que encerra nesta sexta-feira (20), em Marechal Cândido Rondon, aconteceu nesta manhã uma reunião entre membros de empresas do município, Sindicato Rural, Adapar e também do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que tratou sobre o alerta da cigarrinha do milho na região.

Edio Chapla, que preside atualmente o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, afirmou que a principal decisão tomada sobre o assunto na reunião, diz respeito à rapidez na disseminação de informações sobre a presença da cigarrinha na cultura do milho e tudo o que ela pode causar na planta quando contaminada especialmente com mollicutes que são bactérias parasitas de animais e plantas que vivem sobre ou dentro de células destes.

“O monitoramento da cigarrinha é importante, principalmente para que o produtor saiba quando ela está em maior atividade e quando é a época em que a reprodução dela diminui, pois é a partir disso que se saberá sobre o período certo de plantar a cultura do milho, por exemplo”, afirma Edio.

O presidente do Sindicato Rural diz ainda, que já se pensou em ser realizado um período de vazio sanitário do milho, porém, para quem tem produção de gado leiteiro e confinamento, precisa da planta para silagem e assim manter a alimentação dos animais, não pode contar com apenas uma safrinha, pois esta pode ser perdida por várias razões, em especial condições climáticas desfavoráveis na época.

“O monitoramento da cigarrinha é importante, pois apenas assim haverá um plantio e uma safra mais seguros para o produtor rural. No meu caso, em minha propriedade há armadilhas para que este monitoramento aconteça da melhor forma e já tive resultados constatados, os estudos devem continuar e assim, melhorar cada vez mais”, completa.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.