Presidentes de cooperativas agroindustriais do Oeste do Paraná estiveram reunidos na quarta-feira (21), com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Ênio Verri. O encontro aconteceu na Frimesa, em Medianeira, durante painel coordenado pelo presidente da anfitriã, Elias José Zydek.
O primeiro encontro dos presidentes com Verri era muito aguardado principalmente em razão da importância estratégica que a Itaipu desempenha no contexto regional. O novo diretor-geral da hidrelétrica comentou sobre prioridades e do envolvimento da Itaipu no contexto energético brasileiro e binacional.
Verri também ouviu os presidentes. Entre os assuntos apresentados estiveram: conectividade rural, energias renováveis, infraestrutura e também sobre saneamento. Cada um dos presidentes participantes da reunião fez a sua autoapresentação.
Além de Elias, da Frimesa, o encontro contou com as presenças dos presidentes da Coopavel, Dilvo Grolli; da C. Vale, Alfredo Lang; da Primato, Anderson Sabadin; da Copacol, Valter Pitol; da Copagril, Eloi Darci Podkowa e da Lar, Irineo da Costa Rodrigues. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), Danilo Vendrusculo, também esteve presente.
Quem é ele?
Verri é economista formado pela Universidade Estadual de Maringá. Tem especialização em Teoria Econômica, na Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana, hoje Unespar. É mestre pela UEM com a dissertação “O desenvolvimento recente da indústria paranaense”, e doutor em Integração da América Latina, pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese “Reestruturação produtiva do Paraná nos anos 90: o papel da globalização e do Mercosul”. Ênio Verri foi eleito pelo PT deputado federal em 2014, 2018 e 2022. Sua atuação na Câmara foi voltada para a área orçamentária, financeira e de tributação.
Com Coopavel
