A região Oeste do Paraná recebeu uma equipe que percorre áreas produtivas de soja para avaliar o desenvolvimento das lavouras: o Rally da Safra.
Mesmo com a chuva irregular no campo, o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) estima a produção de soja em 21,4 milhões de toneladas – um crescimento de 73% se comparada à safra anterior.
Em uma lavoura no interior de Cascavel, por exemplo, a equipe do Rally da Safra começa analisando o solo e a raiz da planta.
“Essa planta nos mostra que, além de o solo não estar compactado, percebemos que a planta foi buscar água na parte mais profunda do solo”, diz o analista de safra Gildomar Lindemann ao verificar um exemplar.
As informações serão cruzadas com as de outras lavouras para saber como o cultivo se desenvolveu.
O clima é de uma boa expectativa para a safra deste ano.
“Eu acredito que vou colher mais de 200 sacas de milho por hectare e em torno de 65, 70 de soja, pelo que está instalado. A soja agora está enchendo o grão, não pode faltar chuva. Se continuar assim, a gente precisa de mais duas ou três chuvas”, diz o produtor Zeca Zardo.
O problema é que a chuva não foi bem distribuída em toda região. A 145 km de Cascavel, o município de Guaíra sofre com a estiagem. São quase 38 mil hectares de área plantada de soja.
Com G1
