Fale com a gente

Agronegócio Artigo/opinião

Soja despenca em Chicago e reflete força dos fundamentos – por João Luis Nogueira

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

No início da segunda metade do mês de janeiro, o preço da soja na bolsa de Chicago continua sua escalada de queda e se aproxima dos 12 dólares por buschel. A esse respeito são muitas as indagações do setor produtivo, do por que isto vem acontecendo, uma vez que se torna cada dia mais evidente a possível queda na produção em áreas cultivadas no Centro-Norte do Brasil, que foram muito prejudicadas por uma condição climática desfavorável, que fatalmente ocasionará perdas acentuadas, sobretudo no Mato Grosso, maior produtor brasileiro da oleaginosa.

Nesse sentido, já surgem estimativas de perdas no Brasil que variam de 5 a 20 milhões de toneladas, considerando um potencial produtivo de 155 milhões de toneladas.

Neste contexto, a oferta de soja na América do Sul ainda seria maior que na última safra, quando somente a Argentina deixou de colher pelo menos 26 milhões de toneladas.

Neste ano, o clima no país vizinho está muito favorável a uma safra recorde, podendo chegar até a 52 milhões de toneladas. Em outras palavras, os agentes do mercado estão no momento pagando pra ver e tudo leva a crer que, desta vez, os compradores estão tranquilos, esperando o melhor momento, ou seja, uma oferta mais abundante e preços ainda mais baixos.

Neste contexto, é correto afirmar que o melhor momento pra vender já passou e esperar mudanças no curto prazo não é uma boa estratégia. Mesmo assim, quando se observa os prêmios nos portos num horizonte mais à frente, dá pra dizer que o momento atual dos preços são ainda bons. Caso contrário, o quadro pode mudar com condições climáticas muito desfaraveis, principalmente na Argentina, pois lá a safra se define a partir de fevereiro. A decisão de pagar pra ver é de quem participa das transações. Boa sorte a todos!

João Luis Nogueira é diretor do Departamento de Agronegócios da Prefeitura de Toledo, presidente do Conselho de Agronegócios, palestrante e consultor

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente