Fale com a gente

Paraná Produtivo - ADI-PR

2020 terá mais feriados em dias de semana e também mais fins de semana prolongados

Publicado

em

Feriados

O ano de 2020 terá mais feriados em dias de semana e também mais fins de semana prolongados do que 2019. O que é uma boa notícia para a maioria das pessoas preocupa a indústria e o comércio, de um lado, mas é comemorado pelos segmentos ligados ao turismo, de outro.

 

Feriados II

O próximo ano terá 251 dias úteis, dois a menos que 2019, e o número de feriados em dias da semana será maior: serão 11 contra oito. Mais que isso, serão seis dias de folga que poderão ser emendados com sábado e domingo, contra dois em 2019.

 

Visitas

Segundo o Ministério do Turismo, no ano passado, feriados prolongados resultaram em 13,9 milhões de viagens domésticas, injeção de R$ 28,84 bilhões na economia.

 

Paraná líder

Mais uma vez o Paraná liderou o ranking da produção industrial nacional com crescimento de 6,5%. Os resultados do IBGE apontam os setores em crescimento: automotivo (23,7%), de máquinas e equipamentos (17,5%), e alimentos (8,1%). A produção de carnes e miúdos de frango congelados, rações para animais, açúcares e carne bovina congelada, foram os principais itens produzidos.

 

Vendas

O volume de vendas no comércio deste fim de ano deve ficar no mesmo nível de 2018. É no que acreditam 47% dos empresários do ramo de supermercados. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, 37% acreditam que as festas de final de ano vão impulsionar o consumo. A perspectiva do setor é de que sejam geradas 30 mil vagas de emprego temporário no período.

 

PIB sobe

A análise do PIB de 2019 indica um crescimento de 1,2% da economia brasileira em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Nesta base de comparação, a construção civil foi o setor que registrou o maior incremento, com 4,4% – a segunda alta da atividade após cinco anos consecutivos de queda. O resultado foi divulgado pelo IBGE.

 

BRDE

O BRDE financiou R$ 257 milhões às cooperativas paranaenses. Com 60% de sua carteira para agricultores e agroindústrias, o banco é o maior operador do programa de desenvolvimento cooperativo do BNDES, e também financia as cooperativas por meio do programa para construção e ampliação de armazém, também do BNDES. Os programas apoiam cooperativas e produtores rurais, sendo pessoas físicas ou jurídicas.

 

Comércio

O setor do comércio encerrou o trimestre em novembro com a criação de 240 mil novas vagas de emprego com carteira assinada, o que corresponde a 63% do total de vagas formais para o período, de acordo com o IBGE. No total, o trimestre encerrado em novembro registrou abertura de 378 mil novas vagas de trabalho forma em todo o país.

 

Redução

Escolas privadas no Brasil perderam 27% de seus alunos de Ensino Médio comparando 2014 a 2018. Isso corresponde a 351 mil estudantes a menos. A avaliação de representantes do setor é que existe um conjunto de fatores que causa essa queda. Eles passam por crise econômica agravada em 2015, abertura de institutos federais de educação a partir de 2013, Prouni e o salto no valor da mensalidade.

 

Lotação máxima

A associação de hotéis e restaurantes do litoral estima que três milhões de pessoas passarão pelas praias paranaenses até a virada do ano, 100 vezes a população das sete cidades da região, que somam 300 mil habitantes. Só na virada podem ser 1,5 milhão de visitantes. O movimento pode ser 20% superior à temperatura da época.

 

Trabalho intermitente

O trabalho intermitente decolou dois anos após a aprovação da reforma trabalhista. Em novembro, 12% das vagas criadas com carteira assinada no país foram de trabalho intermitente. Ao todo, 11.354 dos 99.232 postos abertos no mês passado foram deste tipo, um recorde. Empresas de diferentes portes já aderiram ao modelo, incluindo as grandes redes.

 

Safra

A safra paranaense de grãos de verão terá um crescimento de 18% com relação ao ano passado e pode chegar a 23,3 milhões de toneladas. Entre os destaques estão a estimativa da soja, com área de 5,48 milhões de hectares, e produção de aproximadamente 20 milhões de toneladas.

 

Inscrições

O Sistema Fiep está com inscrições abertas para cursos técnicos com aulas previstas para o início de fevereiro de 2020. As opções vão de mecatrônica, automação industrial e desenvolvimento de sistemas até fabricação mecânica, programação de jogos digitais, entre outros. As unidades do Colégio Sesi regular e internacional também estão com as matrículas abertas.

 

Inscrições II

Todos os cursos contam com metodologia diferenciada e focada em empreendedorismo e inovação. Além disso, seguem abertas as inscrições para o vestibular das Faculdades da Indústria, com provas agendadas e prova tradicional no dia 8 de fevereiro, para os cursos de pós-graduação presencial e para a pós. Mais informações no sistemafiep.com.br/educacao ou no 0800 648 0088.

 

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br 

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente