Ford Ranger e Ecosport Set/2020
Copagril – Compras no Site
Editorial

50 anos de progressos

A Cooperativa Agroindustrial Copagril completa neste domingo (09) 50 anos desde sua criação. Aquele grupo de 29 produtores rurais da região Oeste do Paraná que se mobilizava para desenvolver uma organização produtiva e econômica não poderia imaginar a potência que eles estavam criando. A então Cooperativa Agrícola Mista Rondon tinha o propósito de transformar a realidade produtiva e econômica de agricultores e suinocultores. Hoje, meio século depois, é responsável direta pela renda e pelo trabalho de milhares de pessoas e seus familiares, nas propriedades rurais, nas indústrias, nos supermercados, postos de combustíveis e lojas agropecuárias.

Hoje a Copagril é fundamental não apenas para Marechal Cândido Rondon, mas para vários munícipios da região Oeste do Paraná e também no Sul do Mato Grosso do Sul. Produz grãos, leite e carne da mais alta qualidade, reconhecida mundialmente. Foi a agroindustrialização, aliás, que marcou a consolidação da Copagril em meados dos anos 80.

Casa do Eletricista – GENCO

A assistência técnica ao produtor rural é uma de suas nobres características. Com profissionais gabaritados, levou e leva até hoje ao campo a ciência e a tecnologia de ponta, desenvolvidas por parceiros, centros de pesquisa e pelas universidades brasileiras e de todo mundo.

O esporte também foi agraciado com a Copagril. Desde a fundação da AACC, as atividades esportivas integram as ações da associação. Em 2001, a Copagril, criou a equipe de futsal profissional, que até ano passado levou o nome de Marechal Cândido Rondon para todo o país. O time foi três vezes campeão paranaense e vice-campeão da Liga Nacional.

O ano do cinquentenário começou como um verdadeiro ano de celebração, mas a extensa programação que envolveria jovens, cooperados, pioneiros, lideranças e colaboradores em eventos sociais e técnicos foi cancelada por causa da Covid-19. No entanto, chegar a meio século de existência, em uma longevidade que poucas empresas alcançam, com a robustez e solidez que a Copagril apresenta, é motivo de muita comemoração. Foram 50 anos de superações. Não é o coronavírus que vai impedir essas milhares de pessoas de comemorar, nem que seja de um jeito diferente.

Os desafios para o futuro são cada vez mais impostos pela sociedade e as novas formas de consumir e se relacionar com as empresas. A qualidade dos alimentos, que são a base da Copagril, será cada vez mais rigorosa. A sustentabilidade ambiental, com práticas protecionistas ao meio ambiente, será cada vez mais necessária. As práticas de bem-estar animal, do início ao fim dessas cadeias de produção, serão regra.

O futuro é promissor para essa cinquentona cheia de gás, feita de pessoas que amam o que fazem e responsável por alimentar pessoas no Brasil e no mundo. Cada vez mais, modelos cooperativistas se sobressaem aos demais. Sua missão de trabalhar em prol de todos deve ser muito valorizada por toda a sociedade.

Parabéns a todos os envolvidos nessa brilhante história de sucesso e paixão pelo campo e pela cidade. E obrigado por ajudar a construir a história de toda uma região.

TOPO