Copagril
Casa, bem me quer casa

Abóbora assada com molho de iogurte picante e coentro

Ooiii!!

Outra receita simples e deliciosa do Yotam Ottolenghi. Como sempre, a combinação dos diferentes sabores é genial. Eu fiz só metade da receita, mas as medidas abaixo são inteiras.

Abóbora assada com molho de iogurte picante e coentro

Ingredientes:

1 abóbora  grande

1 colher de chá de canela em pó

6 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

1 e 1/2 xícaras de coentro fresco (usei salsinha)

1 dente pequeno de alho esmagado

2 e 1/2 colheres de sopa de sementes de abóbora

1 xícara de iogurte grego (usei natural)

1 e 1/2 colher de chá de molho de pimenta (não usei)


Pré-aqueça o forno a 220°C. Corte a abóbora ao meio longitudinalmente, remova as sementes e em seguida corte em fatias, não precisa remover a casca.

Coloque a abóbora em uma tigela grande e polvilhe com a canela, 2 colheres de sopa de azeite, 3/4 colher de chá de sal e pimenta do reino. Misture bem e despeje numa assadeira forrada com papel vegetal.

Leve ao forno por aproximadamente 35 a 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Num mini processador de alimentos coloque o coentro, alho, as 4 colheres de sopa restante de azeite e uma pitada generosa de sal.

Pulse até formar uma pasta e reserve. Reduza a temperatura do forno a 180° C. Espalhe as sementes de abóbora em uma assadeira e asse até elas ficarem crocantes, 6 a 8 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Misture bem o iogurte com o molho de pimenta. Disponha as fatias de abóbora assada em uma travessa e regue com o molho de iogurte picante, a pasta de coentro por cima (pode misturar o molho de erva e molho de iogurte se quiser). Salpique as sementes de abóbora por cima e sirva imediatamente.

 

“Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial.”

Sayonara Ciseski

Um beijo.

TOPO