Copagril – Sou agro com orgulho
Coluna ADI-PR

ADI Paraná elege nova diretoria 2022/2023

ADI Paraná

A Associação de Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI-PR) elegeu ontem (22) a nova diretoria para o biênio 2022/2023. “A ADI é um grupo disposto a levar informação, de forma séria e precisa, a todos os cantos do Paraná, e esse continuará sendo o objetivo desta associação”, disse o presidente reeleito Jucelino Costa. A associação tem 22 jornais parceiros, em todo o Paraná, além dos veículos de comunicação que ocupam as plataformas digitais, também faz parte da Associação dos Diários do Interior do Brasil (ADI Brasil), que reúne 148 jornais diários por todo país.

Casa do Eletricista ROWA

Presidente Jucelino Costa, da Associação de Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI-PR)

Diretoria ADI

Nied 2021 A

Mesa diretora: presidente Jucelino Costa; vice-presidente Wilson Oliveira; tesoureiro Nery José Thomé; e secretário geral Eduardo Carpinski. Conselho Fiscal: Antonio Saad Gebran, André Gustavo Guarienti de Almeida Ferreira, Joiceli dos Santos Fabricio. Membros suplentes: Alceu Oliveira (Wenceslau Braz), Arno Kunzler (Marechal Cândido Rondon), Mauricio Orlando Mosson (Curitiba e São José dos Pinhais). Diretor Comercial: Ricardo Takiguti

Combate Max Natal

 

Audiência do pedágios

Rui Sonho nov/dez 2

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) reforçou a importância da participação do setor produtivo e da sociedade civil organizada na audiência pública da Frente Parlamentar sobre os Pedágios, quando será apresentado um estudo técnico sobre o fim dos contratos. “A qualidade do debate depende fundamentalmente da participação dos paranaenses. É muito importante que toda a sociedade organizada e o setor produtivo possam participar ativamente da discussão”, disse Romanelli. A audiência será a partir das 09h30 e poderá ser acompanhada pelos canais digitais do Legislativo e pela TV Assembleia.

 

Congresso Paranaense

O Congresso Empresarial Paranaense, realizado em Foz do Iguaçu, recebeu o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva. Na ocasião, ele e o presidente da Faciap, Fernando Moraes, assinaram um memorando de entendimento do programa de capacitação em inovação aberta no Paraná. O documento tem como finalidade propagar atividades práticas de inovação e empreendedorismo. “Temos que focar na inovação para gerar empregos, mas não só na retórica”, disse, ao destacar a indústria paranaense, o agronegócio e os empresários do Estado. Segundo ele, uma grande vantagem no Paraná é a economia muito focada em áreas industriais.

 

Ministra em Foz

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, estão oficialmente confirmados para participar do maior evento da cadeia de pescados do Brasil – o 3º International Fish Congress & Fish Expo, que será realizado entre amanhã (24) e sexta-feira (26) no Maestra Convention – Recanto Cataratas Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu. A ministra deverá fazer anúncios de ações e incentivos ao setor aquícola e pesqueiro brasileiro, especialmente na área de crédito.

 

Candidata

Após a filiação de Sergio Moro, o Podemos trabalha para lançar a mulher do ex-juiz, a advogada Rosângela Wolff Moro, como candidata a deputada federal por São Paulo. Rosângela deve entrar no partido quando voltar dos EUA, até o fim do ano. Maior colégio eleitoral do país, SP elege 70 parlamentares para a Câmara dos Deputados. Um candidato muito bem votado, como os correligionários de Moro esperam que seria o caso de Rosângela, pode acabar elegendo alguns outros do mesmo partido. A análise é a mesma que o partido faz com a candidatura do ex-procurador Deltan Dallagnol no Paraná.

 

Luna no Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos fará hoje (23), a partir das 09 horas, uma audiência pública com o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, para discutir os sucessivos aumentos nos combustíveis que têm marcado a política de preços da empresa neste ano. Os ministros Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) devem participar da audiência.

 

Paraná Cidadão

O município de Cascavel recebeu as ações do Programa Paraná Cidadão. Diversas ações gratuitas foram oferecidas em um mesmo lugar, com o objetivo de facilitar o acesso a serviços públicos, principalmente às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social. ​“O Paraná Cidadão é um evento que existe para levar o governo onde o povo está. Ele foi criado para dar um atendimento humanizado e personalizado aos cidadãos. O programa só é possível quando há uma parceria legítima com os municípios”, explica o secretário Ney Leprevost.

 

APAEs

O deputado federal Giacobo (PL) destinou mais de R$ 1 milhão para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Paraná. O recurso já foi transferido pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), responsável pela contratualização com estabelecimentos de saúde no âmbito local e que deverá realizar o repasse. “Estamos cientes das dificuldades que essas instituições enfrentam para captar recursos e viabilizar a realização de reformas, manutenção de equipamentos ou adquirir insumos. A aplicação destes recursos é fundamental para proporcionar aos alunos mais qualidade e aos profissionais melhores condições de trabalho”, disse.

 

Exportações

O Paraná registrou redução de 13,4% nas exportações de produtos na comparação com setembro, totalizando negociações de US$ 1,45 bilhão. Apesar da queda, o cenário anual ainda é positivo. A avaliação é da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com base nos dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério da Economia. “A informação é positiva e aponta que entraram mais recursos na economia do Estado do que saíram. E essa diferença estimula a atividade produtiva e a geração de emprego e renda aqui”, avalia o economista da Fiep, Evânio Felippe.

 

Grupo Costa Oeste 2021

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

TOPO