Coluna ADI-PR

Após 95 dias sem operar devido à pandemia, boeing da Gol volta a pousar no aeroporto de Cascavel

Retomada gradativa

Após 95 dias sem operar devido às restrições da pandemia do coronavírus, o Boeing 737-700 da Gol voltou a pousar no aeroporto de Cascavel. A cidade está entre as 14 bases regionais da companhia que estão sendo gradativamente retomadas neste mês de julho e que têm comunicação direta com Guarulhos. Até o dia 31 de julho estão previstos três voos semanais.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

 

Positivado
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), foi diagnosticado com a covid-19. Ele coletou o exame RT-PCR após contato com caso positivo da doença. O prefeito está bem e seguirá trabalhando de forma remota, em sua casa, enquanto cumpre o isolamento domiciliar.

(Foto: Divulgação)

Positivado II

O presidente Jair Bolsonaro testou positivo para coronavírus. Ele já toma o medicamento cloroquina desde a confirmação dos sintomas. Seu estado geral é bom, apesar de ter apresentado febre, por volta de 38 graus, e de sentir-se um pouco indisposto. Após o primeiro teste positivo, o presidente foi submetido a um novo exame no Hospital das Forças Armadas.

 

Cabe ao Congresso

O deputado Filipe Barros (PSL) apresentou projeto de lei em que pretende retirar poderes do TSE. A proposta prevê que o poder regulamentar dos processos eleitorais sai da competência do TSE e seja transferido para o Congresso Nacional. “Essas mudanças são fundamentais, uma vez que tem ocorrido invasão de competência do TSE em prerrogativas do poder legislativo. Atualmente, nota-se que o TSE tem legislado por meio de resoluções, uma afronta à nossa Constituição Federal.

Novo pedágio

Uma das propostas contidas no estudo prévio para o novo pedágio do Paraná, a ser implantado em 2021, é a criação de condições para a cobrança dos valores de tarifas. O Ministério de Infraestrutura está analisando a proposta que estabelece cobrança diferenciada em rodovias de pista simples e de pista dupla. Dos 3,8 mil quilômetros a serem pedagiados, cerca de mil são duplicados. Um dos projetos apresentados prevê a construção de 2,4 mil quilômetros de duplicações em sete anos.

 

Lava Jato

O TCU rejeitou o pedido feito pelo MP para que fossem investigadas possíveis irregularidades na condução da Lava Jato no Paraná, como o uso de grampos. Segundo o ministro Bruno Dantas, a matéria “foge aos limites das competências” do tribunal. Para ele, embora graves, as acusações sobre supostas fraudes cometidas na distribuição de processos dizem respeito exclusivamente ao MPF. Ainda assim, Dantas determinou que o pedido fosse encaminhado ao Conselho Nacional do MP.

 

Coleta seletiva

Quarto Centenário passa a ofertar o serviço de coleta seletiva. Com apoio do deputado Artagão Júnior (PSB), a cidade  adquiriu um caminhão destinado à coleta seletiva do lixo de R$ 300 mil e equipamentos de prensa hidráulica vertical, balança eletrônica, além de carrinhos transportadores. “Sabemos como é importante para o meio ambiente a coleta seletiva do lixo. Também sabemos que o caminhão e os equipamentos darão mais estrutura e condições de trabalho às pessoas desta área”, disse Artagão Júnior.

Pavimentação

O deputado Paulo Litro (PSDB) solicitou à Secretaria de Infraestrutura e Logística a pavimentação da rodovia PR-364, entre as cidades de Marquinho e Goioxim, numa extensão de 44 quilômetros. “Atualmente a estrada, que é um importante corredor entre os municípios, não possui qualquer tipo de pavimentação, causando transtorno aos motoristas, diversos acidentes que colocam em risco a vida das pessoas e se torna intransitável em dias de chuvas, necessitando de intervenção urgente quanto à sua recuperação”, afirma.

 

Ano letivo

A deputada Luísa Canziani (PTB) se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro para tratar sobre o texto da MP 934/20, que cria novas regras para o ano letivo de 2020, aprovada na Câmara dos Deputados. “É de suma importância o diálogo aberto com todos. Construímos o melhor texto possível graças a participação de diversas entidades educacionais, do parlamento e do executivo. Quando o assunto é educação, precisamos ter os mesmos objetivos e garantir que nossas crianças tenham qualidade de aprendizagem”, afirma.

Casas

Junto ao prefeito Eduardo Staudt (DEM), o deputado Hussein Bakri (PSD) fechou parceria com o Estado para a construção de 42 casas em Missal. “A casa própria é praticamente uma unanimidade na lista dos sonhos de vida dos brasileiros. E isso tem um significado ainda maior para a população mais carente”, disse Bakri. O edital de licitação já foi publicado e as casas serão construídas no distrito Portão do Ocoí.


Bom trabalho!

Até junho deste ano a deputada Leandre Dal Ponte (PV) viabilizou R$ 25 milhões aos hospitais do Paraná. Da Capital à região Centro-Sul e Sudoeste, foram 24 hospitais em 19 cidades. O dinheiro já está disponível e será utilizado na melhoria dos atendimentos de saúde, custeio de média e alta complexidade, e até mesmo investimento na estrutura dos hospitais.

 

Respiradores
União da Vitória recebeu seis respiradores destinados para o tratamento da Covid-19. O deputado Alexandre Curi (PSB) destaca a atuação do juiz da comarca local, Emerson Spak, que indicou a cidade por possuir estrutura para UTI. “É uma importante ação do secretário Beto Preto (Saúde)  e medida do governador Ratinho Júnior em favorecer o atendimento regionalizado. Isso evita deslocamentos e facilita a comodidade no tratamento, para pacientes e familiares”, observa.

 

Redução de jornada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a MP 936 que permite reduzir jornada e salário durante a pandemia. O dispositivo prevê ainda a suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias. No caso de redução de salário, o governo paga um benefício emergencial ao trabalhador para repor parte da perda e ajudar as empresas em um período de atividades suspensas ou reduzidas. Uma das mudanças foi a permissão que os prazos sejam prorrogados mediante decreto presidencial enquanto durar a pandemia.

 

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

 

TOPO