Copagril – Sou agro com orgulho
Coluna ADI-PR

Após testar negativo para Covid-19, Bolsonaro vai participar de inauguração no Paraná

Bolsonaro no Paraná

O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), confirmou por meio das redes sociais que a presença do presidente Jair Bolsonaro na inauguração da ampliação do aeroporto de Maringá está “confirmadíssima”, após ele testar negativo para a Covid-19. De acordo com Barros, serão investidos R$ 110 milhões entre obras e equipamentos. “Maringá logo será um hub de cargas aéreas”, prevê o parlamentar.

Casa do Eletricista VERÃO 2022

(Foto: Alan Santos/PR)

Nied 2022 G

 

Teste negativo

CombateMax – Normal

O presidente Jair Bolsonaro recebeu no domingo (26) o resultado negativo de exame para Covid. Bolsonaro estava em quarentena desde terça-feira passada (21) por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) ter confirmado infecção. O resultado do exame foi confirmado por um auxiliar do presidente.

 

Os mil dias

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) fez uma análise do governo Jair Bolsonaro nestes mil dias em que o presidente ocupa o Palácio do Planalto. “Neste terceiro ano de governo Bolsonaro, é forçoso admitir que o país teve e segue tendo o azar de ser acometido pela pandemia, mas não é somente azar. Vemos também uma enorme incompetência administrativa, de um governo que se entregou ao Centrão, não soube negociar com os outros poderes da República e criou crises desnecessárias, para depois pedir desculpas a seus inimigos prediletos”, disse.

 

Crédito rural

O deputado federal Sérgio Souza (MDB), que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária foi designado relator do projeto de lei 4720/2016, que altera a atual fonte de recursos da subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para a conta Operações de Crédito Rural (OOC). O seguro rural é um importante mecanismo de política agrícola, que permite aprimorar e proteger a atividade agropecuária por meio da prevenção e da redução dos riscos. Atualmente, a fonte desse seguro vem do orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Regras ambientais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ficou irritado com um pedido feito pela própria pasta para afrouxar 14 regras ambientais para diminuir o “custo Brasil” a empresários. O requerimento do secretário de Produtividade e Competitividade, Carlos da Costa, estaria atendendo lobby de setores interessados em avançar com pautas contrárias a de ambientalistas.

 

Regras ambientais II

Guedes, no entanto, espera captar US$ 2,5 bilhões em investimentos sustentáveis oriundos de capital estrangeiro. O projeto do ministro da Economia para mudar a percepção do mundo quando o Brasil será apresentado na próxima Conferência sobre o Clima, a COP 26, que acontece em novembro, em Glasgow (Escócia). A COP é o principal espaço político para debater compromissos e soluções para frear as mudanças do clima.

 

Reforma administrativa

Integrantes das entidades representativas do funcionalismo do país, da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) e parlamentares se reuniram ontem (27) para traçar novas estratégias de mobilização contra a reforma administrativa (PEC 32). Há uma grande mobilização contrária à PEC, que é vista como um retrocesso para o serviço público à população. A maior parte das mudanças afeta os futuros servidores da União, Estados e municípios, mas os atuais também são alcançados pelo texto. A possibilidade de redução temporária em até 25% da jornada e salário em períodos de crise fiscal, por exemplo, abrange os funcionários públicos que já estão no cargo.

 

Projeto inteligente

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, esteve em Londrina, ontem (27), para o lançamento da primeira etapa do projeto da rua inteligente, no Museu de Arte. O projeto é resultado de uma parceria entre a prefeitura, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A Rua Sergipe será o primeiro espaço no Brasil a oferecer o programa, que vai atuar nas áreas: tecnologias de cidades inteligentes, de transformação digital dos negócios e de segurança cibernética.

 

Saúde da mulher

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania), sancionou a lei 3194/2021, que estabelece o fornecimento gratuito de absorvente íntimo higiênico às mulheres de baixa renda ou em vulnerabilidade social, tornando-a uma política municipal de combate e erradicação da pobreza menstrual e de democratização do acesso às informações e serviços de saúde em Guarapuava. “Guarapuava tem diversos programas que são referência no atendimento às necessidades das mulheres, principalmente daquelas que não têm acesso ao mínimo para manter a saúde e a higiene. Tenho a convicção de que, com o apoio do Poder Público, as vidas de muitas mulheres serão transformadas”, afirma o prefeito.

 

Conscientização

A Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com a Sanepar, promoveu capacitações na área de Esgotamento Sanitário para as empresas Logossolar e Sanesb. Com a capacitação os colaboradores realizarão visitas de conscientização ambiental e vistorias hidrossanitárias às empresas. Serão realizados mais de 20 mil vistorias hidrossanitárias, distribuídas em 18 bairros, em cinco bacias hidrográficas no município. O trabalho será realizado em um período de 18 meses.

 

Status de realeza

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche (PSD), acompanhado de outras autoridades do município, recebeu na sexta-feira (24) o cônsul britânico no Paraná, Adam Paul Patterson. O cônsul participou da cerimônia comemorativa dos 90 anos da visita do Príncipe de Gales no município. “Do Quilômetro 125, se tornou a Cornélio Procópio, nossa terra natal. Sinto-me honrado em poder estar aqui como prefeito neste acontecimento que marca um grande momento da nossa história”, disse. Na ocasião foi proposto o estabelecimento de futuros acordos de cooperação.

 

Vagas remanescentes

A Unioeste lançou o edital do Processo Seletivo das Vagas Remanescentes (Provare) para ingresso de alunos nos cursos de graduação da instituição, na modalidade presencial, para o ano letivo de 2021. As inscrições são gratuitas, até 13 de outubro, exclusivamente em www.unioeste.br/provare. A divulgação da classificação ocorrerá no dia 18 de outubro e o resultado da análise documental no dia 22. O início do ano letivo está previsto para o dia 03 de novembro.

 

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Grupo Costa Oeste 2021
TOPO