Copagril
Elio Migliorança

APÓSTOLOS CANSADOS

Apóstolo, palavra grega que significa mensageiro e embaixador, aquele que é enviado para longe. Na tradição cristã, os apóstolos foram os judeus enviados por Jesus para pregar o evangelho até os confins da terra. Creio que todo o ser humano, independente da religião à qual pertence e também aqueles que não pertencem a nenhuma, tem um apostolado a realizar no espaço em que vivemos. De todos os seres vivos existentes no reino animal, o ser humano é o único que possui discernimento e que tem consciência do bem e do mal e também da finitude da vida. Mesmo com estas capacidades, em comportamento e maldade, muitos seres humanos perdem feio para os animais, pois muitos crimes foram cometidos por seres humanos contra seus semelhantes na história da humanidade.

Embora muitos queiram culpar a conjuntura econômica internacional pelos problemas que temos no Brasil, é fato que a situação caótica em que nos encontramos foi provocada em grande parte pela ganância e falta de escrúpulos de pessoas que tinham poder e o colocaram a serviço de interesses pessoais e de grupos econômicos. Em nome disso foram desviados bilhões de dólares que nos fazem falta e prejudicam a todos.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

Há momentos em que desanimamos e nos parece que não existe mais solução para os problemas do país. Este é o ponto da reflexão. Todos somos apóstolos chamados a construir um mundo melhor para os demais. Não nos é lícito desanimar. A vida passa e nós temos que fazer a nossa parte, sem pensar em obras ou gestos grandiosos e, sim, em atitudes que estão ao nosso alcance. Para começar, não nos deixemos intimidar. Vamos aproveitar as oportunidades que surgem para corrigir injustiças e esclarecer as pessoas sobre seus direitos e obrigações. Utilizar os meios disponíveis para esclarecer, motivar, propor ideias e principalmente não deixar-se abater por aqueles que tentam desmerecer o trabalho dos que fazem algo mesmo que isso não altere o rumo das coisas.

Recente reportagem mostrou o empresário Hermes Magnus, de Londrina, que deu início a esse terremoto chamado Operação Lava Jato. Ele, que se propunha a montar uma empresa de tecnologia e sem dinheiro dos bancos públicos, apresentou o projeto para uma empresa de investimento, cujos donos eram José Janene e Alberto Youssef. Quando descobriu que estava lavando dinheiro, contou tudo o que sabia ao juiz Sergio Moro, aos procuradores de República e à Polícia Federal, e aí começou a maior operação de combate à corrupção da história do país. Portanto, ânimo, vamos em frente, e embora pareça estranho, hoje quem nos apresenta uma perspectiva de futuro melhor não é o governo, desmoralizado em todos os níveis, mas a Justiça Federal com Sérgio Moro à frente, os procuradores da República que estão fazendo toda a diferença e a Polícia Federal.

O Paraná está na vanguarda desta operação. Nunca tivemos tantos corruptos por metro quadrado como temos agora na Capital do Estado, faltando, claro, alguns peixes graúdos para entrar neste aquário. Um tubarão acabou de chegar, atende pela alcunha de Zé Dirceu, outros virão. Portanto ânimo, é possível vislumbrar um futuro melhor.

Não devemos ser apóstolos cansados, mas temos um compromisso de luta com o presente para garantir um futuro melhor para nossos filhos e netos. Dia 16 vem aí.

 

* O autor é professor em Nova Santa Rosa

 

miglioranza@opcaonet.com.br

TOPO