Ecoville – Maior rede de limpeza
Coluna ADI-PR

Bakri define como acertada decisão de Ratinho Junior suspender aulas para evitar propagação do coronavírus

Decisão acertada

O deputado Hussein Bakri (PSD) classificou como acertada a decisão do governador Ratinho Junior em suspender as aulas para evitar a contaminação por coronavírus. A medida vale para escolas e universidades públicas e privadas a partir da próxima sexta-feira (20). “É a medida mais correta a ser tomada a fim de reduzir ao máximo a propagação da doença. Agindo de forma preventiva, os resultados certamente serão mais eficazes. E, claro, cabe a cada um de nós seguir os cuidados básicos como lavar as mãos, usar álcool em gel, manter os ambientes ventilados”, afirmou Bakri, líder do Governo no Legislativo.

Casa do eletricista PRESSURIZADORES

 

(Foto: Divulgação)

 

Nada a mais
O deputado Delegado Francischini (PSL) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que estabelece diretrizes a serem observadas pelos planos de saúde, redes pública e privada de Saúde do Paraná. “O projeto veda cobrança de taxas adicionais dos planos de saúde aos pacientes durante o tratamento do coronavírus”, disse. A medida estabelece que os hospitais da rede particular tenham local de isolamento ou quarentena e que não poderão recusar esse atendimento.

 

Recorde histórico

O Paraná tem outro desafio sanitário, além do coronavírus: enfrentar a dengue. Cerca de 30% das cidades estão em estado de epidemia. O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde informa que já foram confirmados 52.652 casos, com 37 mortes registradas. O aumento no número de notificações até março é de quase 1.000% em relação ao primeiro boletim do ano.

 

ExpoLondrina

O prefeito Marcelo Belinati (PP) suspendeu a 60ª edição da ExpoLondrina por tempo indeterminado. A feira estava prevista para 09 a 19 de abril. Belinati informou que a suspensão do evento é uma medida de prevenção contra a propagação do coronavírus. A edição deve ficar para o ano que vem.

 

Expoingá

A Sociedade Rural de Maringá cancelou o jantar de lançamento da 48º Expoingá previsto para o dia 27 de março. A feira prevista para 07 a 17 de maio ainda está mantida.

 

Oportunismo

O deputado Michele Caputo (PSDB) denunciou a prática de preços abusivos em máscaras e álcool em gel no comércio de Curitiba e de empresas que fornecem insumos ao Hospital do Idoso de Curitiba. “A instituição já está pagando cinco vezes mais caro pelo álcool em gel”, afirmou.

 

Aulas facultativas

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) tornou facultativas as aulas nas escolas municipais de Ponta Grossa. “Milhares de crianças dependem da alimentação e não tem com quem ficar. Com avós não é recomendado. Por isso, pais que tenham condições de manter os filhos em casa, poderão fazê-lo”.

 

Controle migratório

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) encaminhou ofício ao Ministério da Defesa em que solicita que o governo federal faça o controle migratório dos estrangeiros que cruzam a fronteira brasileira em Foz do Iguaçu pelas pontes da Amizade (Paraguai) e Fraternidade (Argentina).

 

Fechamento da fronteira

O deputado Soldado Fruet (Pros) também solicitou ao governo federal o fechamento da fronteira com o Paraguai e a Argentina. “É comum os estrangeiros desses países atravessarem a fronteira para buscar tratamento em nossos hospitais, mas agora, onde nem leitos para atender os doentes da dengue nós temos, onde o risco do coronavírus nos exige alerta total e reserva de leitos de isolamento nos hospitais, precisamos primeiro cuidar dos nossos”, justificou.

 

Disque-saúde

Como parte das medidas de prevenção, a prefeitura de União da Vitória criou o disque-saúde e tira dúvidas sobre o novo coronavírus através do telefone (42) 3522-7134. O atendimento será das 08 às 22 horas. A prefeitura quer evitar a superlotação em hospitais e unidades de saúde, bem como diminuir os riscos de exposição ao contágio. Se necessários, os exames em casos suspeitos serão realizados em domicílio. “Não é o momento de lotarmos os hospitais e serviços de saúde. Vamos cuidar da população”, destaca o prefeito Santin Roveda (PL).

 

Orientação

O PP vai disponibilizar a partir desta semana aulas de capacitação e orientação online para pré-candidatos a vereador em todos as cidades do Paraná. A presidente do partido, deputada Maria Victoria, diz que a medida foi adotada em razão dos riscos que envolvem reuniões neste momento de emergência sanitária causada pela pandemia do coronavírus. “São muitas ações até outubro e a partir desta semana os encontros estão suspensos. Todas as orientações serão feitas por vídeos, tutoriais e diversas outras plataformas que possam auxiliar a todos”, disse.

 

Não venham

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), orientou aos deputados para que liguem às suas bases no Estado e peçam para que prefeitos, vereadores e lideranças evitem, ao máximo, se deslocar até Curitiba. O Legislativo Estadual deve tomar novas medidas de restrição em razão da pandemia do coronavírus.

 

Centro-Oeste

O deputado Rubens Bueno (Cidadania) destinou uma emenda para pavimentação asfáltica e construção de galeria de águas fluviais em Goioerê. As obras devem ficar prontas em 30 dias. O valor investido será de R$ 246.380,00. “Esta é uma obra absolutamente necessária e que atende às reivindicações dos moradores daquela região, além de permitir o acesso com qualidade à supercreche, que deverá ser concluída nos próximos meses”, afirmou o prefeito Pedro Coelho (Cidadania).

 

Redação ADI-PR Curitiba  
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

TOPO