Coluna ADI-PR

Bakri define como acertada decisão de Ratinho Junior suspender aulas para evitar propagação do coronavírus

Decisão acertada

O deputado Hussein Bakri (PSD) classificou como acertada a decisão do governador Ratinho Junior em suspender as aulas para evitar a contaminação por coronavírus. A medida vale para escolas e universidades públicas e privadas a partir da próxima sexta-feira (20). “É a medida mais correta a ser tomada a fim de reduzir ao máximo a propagação da doença. Agindo de forma preventiva, os resultados certamente serão mais eficazes. E, claro, cabe a cada um de nós seguir os cuidados básicos como lavar as mãos, usar álcool em gel, manter os ambientes ventilados”, afirmou Bakri, líder do Governo no Legislativo.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

 

(Foto: Divulgação)

 

Nada a mais
O deputado Delegado Francischini (PSL) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que estabelece diretrizes a serem observadas pelos planos de saúde, redes pública e privada de Saúde do Paraná. “O projeto veda cobrança de taxas adicionais dos planos de saúde aos pacientes durante o tratamento do coronavírus”, disse. A medida estabelece que os hospitais da rede particular tenham local de isolamento ou quarentena e que não poderão recusar esse atendimento.

 

Recorde histórico

O Paraná tem outro desafio sanitário, além do coronavírus: enfrentar a dengue. Cerca de 30% das cidades estão em estado de epidemia. O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde informa que já foram confirmados 52.652 casos, com 37 mortes registradas. O aumento no número de notificações até março é de quase 1.000% em relação ao primeiro boletim do ano.

 

ExpoLondrina

O prefeito Marcelo Belinati (PP) suspendeu a 60ª edição da ExpoLondrina por tempo indeterminado. A feira estava prevista para 09 a 19 de abril. Belinati informou que a suspensão do evento é uma medida de prevenção contra a propagação do coronavírus. A edição deve ficar para o ano que vem.

 

Expoingá

A Sociedade Rural de Maringá cancelou o jantar de lançamento da 48º Expoingá previsto para o dia 27 de março. A feira prevista para 07 a 17 de maio ainda está mantida.

 

Oportunismo

O deputado Michele Caputo (PSDB) denunciou a prática de preços abusivos em máscaras e álcool em gel no comércio de Curitiba e de empresas que fornecem insumos ao Hospital do Idoso de Curitiba. “A instituição já está pagando cinco vezes mais caro pelo álcool em gel”, afirmou.

 

Aulas facultativas

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) tornou facultativas as aulas nas escolas municipais de Ponta Grossa. “Milhares de crianças dependem da alimentação e não tem com quem ficar. Com avós não é recomendado. Por isso, pais que tenham condições de manter os filhos em casa, poderão fazê-lo”.

 

Controle migratório

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) encaminhou ofício ao Ministério da Defesa em que solicita que o governo federal faça o controle migratório dos estrangeiros que cruzam a fronteira brasileira em Foz do Iguaçu pelas pontes da Amizade (Paraguai) e Fraternidade (Argentina).

 

Fechamento da fronteira

O deputado Soldado Fruet (Pros) também solicitou ao governo federal o fechamento da fronteira com o Paraguai e a Argentina. “É comum os estrangeiros desses países atravessarem a fronteira para buscar tratamento em nossos hospitais, mas agora, onde nem leitos para atender os doentes da dengue nós temos, onde o risco do coronavírus nos exige alerta total e reserva de leitos de isolamento nos hospitais, precisamos primeiro cuidar dos nossos”, justificou.

 

Disque-saúde

Como parte das medidas de prevenção, a prefeitura de União da Vitória criou o disque-saúde e tira dúvidas sobre o novo coronavírus através do telefone (42) 3522-7134. O atendimento será das 08 às 22 horas. A prefeitura quer evitar a superlotação em hospitais e unidades de saúde, bem como diminuir os riscos de exposição ao contágio. Se necessários, os exames em casos suspeitos serão realizados em domicílio. “Não é o momento de lotarmos os hospitais e serviços de saúde. Vamos cuidar da população”, destaca o prefeito Santin Roveda (PL).

 

Orientação

O PP vai disponibilizar a partir desta semana aulas de capacitação e orientação online para pré-candidatos a vereador em todos as cidades do Paraná. A presidente do partido, deputada Maria Victoria, diz que a medida foi adotada em razão dos riscos que envolvem reuniões neste momento de emergência sanitária causada pela pandemia do coronavírus. “São muitas ações até outubro e a partir desta semana os encontros estão suspensos. Todas as orientações serão feitas por vídeos, tutoriais e diversas outras plataformas que possam auxiliar a todos”, disse.

 

Não venham

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), orientou aos deputados para que liguem às suas bases no Estado e peçam para que prefeitos, vereadores e lideranças evitem, ao máximo, se deslocar até Curitiba. O Legislativo Estadual deve tomar novas medidas de restrição em razão da pandemia do coronavírus.

 

Centro-Oeste

O deputado Rubens Bueno (Cidadania) destinou uma emenda para pavimentação asfáltica e construção de galeria de águas fluviais em Goioerê. As obras devem ficar prontas em 30 dias. O valor investido será de R$ 246.380,00. “Esta é uma obra absolutamente necessária e que atende às reivindicações dos moradores daquela região, além de permitir o acesso com qualidade à supercreche, que deverá ser concluída nos próximos meses”, afirmou o prefeito Pedro Coelho (Cidadania).

 

Redação ADI-PR Curitiba  
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

TOPO