Casa, bem me quer casa

Bala de Banana

Ooiii!!

Prá semana começar doce: bala de banana!
As minhas filhas adooooram bala de banana,  essas balas são uma das que eu permito que se tenha aqui em casa, mesmo porquê as outras elas dão umas três lambidas e jogam fora. Agora essas de banana, consomem sem dó e piedade.
Também impossível não gostar de bala de banana, né?!
Quem nunca subiu a Serra da Graciosa, com um pacote de bala de banana de Morretes?! Não conheço ninguém! São deliciosas!!
Lógico que as balas que eu fiz, não ficaram nem de longe parecidas com as de Morretes, porém ficaram muito melhores que as de pacote vendidas no mercado.
Dá um super trabalho, fiquei horas mexendo e mexendo, até o ponto exato, aproximadamente umas quatro horas. Mas, já te aviso: vale a pena!
Se o maridão estiver por perto, peça ajuda para mexer, porque o braço começa a doer.
Bom, agora que já fui super sincera no trabalho que dá fazer essas balas, eu acho que você deve pensar em ir para a cozinha e fazer!
Vambora?!

 

Bala de Banana

 


Ingredientes:

– uma dúzia de bananas

– casca de 4 bananas lavadas

– 600 gramas de açúcar refinado (eu usei orgânico)

– ½ xícara de suco de limão

– manteiga

– açúcar cristal (usei orgânico)

Modo de fazer:

Descasque as bananas e corte em rodelas finas. Reserve. Bata no liquidificador as cascas das 4 bananas. Depois em uma panela grande leve ao fogo as bananas, as cascas e o açúcar, mexendo de vez em quando, para que não grude no fundo da panela e queime.

O doce vai mudando de cor ficando avermelhado, quando começar a soltar do fundo da panela, acrescente o suco de limão e mexa bastante.

Para saber quando está no ponto: o doce começa a soltar do fundo da panela, vai formar uma bola no centro da panela e açucarar.

Depois de pronto derrame a mistura em uma superfície untada com manteiga. Deixe ficar morna e modele as balas, para finalizar passe no açúcar.

TOPO